Avancini e Jaqueline Mourão triunfam no Brasileiro de MTB

Ciclistas brasileiros conquistaram a medalha de ouro em prova do cross country olímpico; Henrique Avancini é segundo do mundo e Jaqueline retornou ao esporte há poucos meses

henrique avancini
Henrique Avancini conquistou seu 13º título nacional (Foto: Luis Claudio Antunes/CBC)

Escrito por

Aconteceu neste domingo o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico 2018. Os grandes vencedores das categorias principais foram Henrique Avancini e Jaqueline Mourão, que fecharam a prova e conquistaram o ouro com tempos de 1h26m51 e 1h28m48s, respectivamente.

Do lado masculino, Henrique Avancini manteve sua boa fase e conquistou seu 13º título nacional. Recentemente, o ciclista conquistou três pódios nas últimas três etapas da Copa do Mundo de MTB, ampliando sua vantagem como segundo colocado do ranking mundial. Após a conquista, o ciclista destacou seu orgulho em pedalar com as cores do Brasil no peito.

- Cruzar a linha de chegada e poder comemorar com a torcida incrível que marcou presença na pista, além de todos os meus amigos e minha família, é um sentimento indescritível. Esse foi o meu 13º título brasileiro e tenho muito orgulho desse resultado, do nosso povo. Como eu costumo dizer lá fora, podem errar até a pronuncia do meu nome, mas não errem o nome do meu país. (...) Fico muito feliz em retomar esse título nacional. Poder voltar a correr com a bandeira do Brasil no peito tem um significado muito importante - declarou Avancini.

A segunda colocação ficou com José Gabriel Marques, de 22 anos, tido por muitos como uma das novas promessas do MTB brasileiro. O ciclista da equipe Groove/Shimano/Chaoyang cruzou a linha de chegada com 1h27m54s e não escondeu a emoção de subir ao pódio no seu primeiro ano na categoria elite. A terceira colocação ficou com Guilherme Muller, também de 22 anos, da Sense Factory Racing, que completou a prova em 1h29m04s.

jaqueline mourão
Jaqueline ficou com o ouro feminino (Foto: Luis Claudio Antunes/CBC

Já do lado feminino, foi Jaqueline Mourão quem figurou no lugar mais alto do pódio. A ciclista de 42 anos, que estava há quase dez anos afastada da modalidade, retomou seus treinos há poucos e já colhe os frutos de sua dedicação.

- É uma honra muito grande poder dividir o pódio com atletas jovens, que já fizeram parte de um projeto de revelação de talentos que desenvolvi a alguns anos atrás em parceria com a confederação. Estou muito feliz e emocionada pelo dia de hoje. O Mountain Bike brasileiro vem evoluindo de uma forma incrível e os atletas precisam aproveitar esse momento - disse a ciclista brasileira.

Na prova feminina no Campeonato Brasileiro, Jaqueline fez boa largada e liderou o percurso em três de suas quatro voltas; o tempo final da atleta foi de 1h28m48s. Raiza Goulão - que enfrentou problemas mecânicos na primeira volta e perdeu várias posições - recuperou parte do tempo perdido; com um tempo final de 1h32m19s, a ciclista ficou com a medalha de prata. Leticia Candido (Audax/FSA) fez 1h36min12 e fechou o pódio no terceiro lugar.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter