menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Judô: Rafael Macedo é campeão do Grand Prix de Tbilisi

Judoca brasileiro derrotou o georgiano Giorgi Papunashvili e levou o ouro na categoria peso médio masculina; Brasil fecha a competição com três medalhas conquistadas

Rafael Macedo no pódio do Grand Prix de Tbilisi
imagem cameraReprodução
Avatar
Lance!
Tbilisi (GEO)
Dia 01/04/2018
11:11
Atualizado em 01/04/2018
16:11

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Brasil fechou sua participação no Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia, com medalha de ouro. Neste domingo, Rafael Macedo subiu no lugar mais alto do pódio ao derrotar o anfitrião Giorgi Papunashvili por um waza-ari na final da categoria até 90kg. Este foi o primeiro título do judoca pelo Circuito Mundial Sênior.

Com o resultado, a delegação brasileira fechou sua participação no evento com três medalhas: Daniel Cargnin (66kg) faturou a prata, e Sarah Menezes (48kg) levou o bronze em suas respectivas categorias.

– Estou muito feliz por essa medalha de ouro. É uma medalha importante para eu ganhar mais pontos no ranking e conquistar minhas vagas para as próximas competições. Agradeço pela torcida e por todo apoio – falou Rafael, que somou 700 pontos no ranking mundial e vai melhorar seu 33 lugar na próxima atualização da lista.

Para chegar à decisão, Macedo derrotou o iraniano Vahid Nouri, por um waza-ari, nas oitavas de final. Em seguida, conseguiu o ippon contra o francês Ibrahim Keita para avançar à semifinal, e sobrou diante do grego Theodoros Tselidis, vencendo o combate com waza-ari e um ippon (chave de braço).

Aos 23 anos, Rafael passa por transição das categorias de base para a classe adulta e já tem uma prata no Grand Prix de Zagreb 2017, além do bronze no Pan-Americano da Cidade do Panamá 2017. Em 2014, ainda no meio-médio (81kg), ele se sagrou campeão mundial júnior (sub 21).

Outros três brasileiros lutaram no mesmo dia, mas não avançaram às disputas por medalhas. Na categoria até 90kg, Gustavo Assis caiu nas oitavas. Na até 100kg, Leonardo Gonçalves caiu na estreia. Já na acima de 100kg, Jonas Inocêncio terminou em sétimo.

Após Tbilisi, a delegação brasileira permanecerá no país para treinamentos e seguirá para a Turquia, onde disputará o Grand Prix de Antalya já no próximo final de semana.

continua após a publicidade
  • Matéria
  • Mais Notícias