menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Jornalista reúne cartas de atletas para vítimas de Brumadinho

Guilhermo Codazzi convidou atletas da região do Vale da Paraíba para escreverem palavras de esperança e de apoio às vítimas do rompimento da barragem em Minas Gerais

Guilhermo Codazzi
imagem cameraJogadores do Esporte Clube Taubaté se solidarizaram com vítimas de Brumadinho (Foto: Divulgação )
Avatar
Lance!
Taubaté (SP)
Dia 07/02/2019
19:25

  • Matéria
  • Mais Notícias

O rompimento da barragem da mineradora Vale, que provocou a morte e o desaparecimento de centenas de pessoas, há duas semanas, foi o ponto de partida para uma corrente do bem puxada pelo jornalista Guilhermo Codazzi, na região do Vale do Paraíba. Codazzi criou o projeto "Cartas de Amor para Brumadinho", onde fez o convite para que pessoas escrevessem palavras de apoio e de esperança para as vítimas da tragédia. Entre as mais de 450 cartas, entregues estão a de atletas de futebol, vôlei, basquete e rugby. Para o idealizador da campanha, os valores do esporte trazem importantes ensinamentos neste momento difícil.

– Dentro de campo ou de quadra, os atletas aprendem a trabalhar em equipe. Um dando a mão para o outro a cada jogada, a cada ponto disputado. Eles constroem juntos a vitória, degrau a degrau. E se apoiam como irmãos quando a derrota vem. E em uma tragédia como a de Brumadinho, que atingiu em cheio o coração da nação brasileira, a solidariedade entra em campo. Em um país hoje tão dividido, nos unimos como companheiros de time e lutamos juntos por Brumadinho. As cartas são uma forma de demonstrarmos às famílias desabrigadas que elas não estão sozinhas – explicou Codazzi.

continua após a publicidade
Guilhermo Codazzi
Cartas entregues às vítimas da tragédia (Foto: Divulgação)

Atletas de equipes rivais abraçaram a ideia, deixando as diferenças de lado. Entre os que escreveram as cartas, estão membros do time de futebol do Esporte Clube Taubaté, que disputa a Série A2 do Campeonato Paulista, jogadores do Taubaté Vôlei (Superliga), São José Basquete (NBB), Jacareí Rugby e as meninas do futebol feminino do São José e Taubaté.

– As equipes prontamente se colocaram à disposição para ajudar. Atletas, comissões técnicas, diretorias. Clubes que são adversários dentro de campo e de quadra deixaram de lado a rivalidade e vestiram o mesmo uniforme: o da solidariedade – conta o jornalista de Taubaté.

Guilhermo Codazzi
Jornalista foi o idealizador do projeto (Foto: Rogério Marques / OVALE)

As cartas foram entregues para Marcelo Dias, psicólogo e coordenador do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) de Brumadinho e começaram a chegar aos destinatários no início desta semana. A ação foi um desdobramento de outro projeto do jornalista, o "Cartas Perdidas", em que o envio era feito a pessoas carentes, em geral.

continua após a publicidade
  • Matéria
  • Mais Notícias