Invicto, Brasil encara República Tcheca e mira quartas do Mundial

Seleção Brasileira enfrenta os tchecos, às 5h30, neste sábado, na China. Se Estados Unidos vencerem Grécia, o time verde e amarelo garante vaga às quartas de final

Basquete Brasil - Comemoração
Seleção Brasileira masculina de basquete conquista 100% na primeira fase do Mundial (Foto: FIBA)

Escrito por

Não há dúvidas que a Seleção Brasileira de basquete quer manter o 100% de aproveitamento para a segunda fase do Mundial, em Nanquim, na China. Para isso acontecer, terá que superar a República Tcheca, às 5h30 (de Brasília), neste sábado, pelo grupo K. Ao lado deles, Estados Unidos e Grécia completam o grupo. 

Caso a Seleção vença o duelo contra os tchecos a vaga para as quartas de final da competição vai estar praticamente na mão. Porém, terá que torcer para o triunfo dos EUA sobre a Grécia, porque os norte-americanos também conquistaram o 100% na primeira fase.  

O primeiro jogo para a equipe verde e amarela foi contra a Nova Zelândia. Como é Copa do Mundo, o duelo foi acirrado até os últimos minutos, porém os brasileiros conquistaram o primeiro passo a vencerem os adversários pelo placar de 102 a 94. 

Na sequência, a equipe comandada por Petrovic enfrentou a poderosa defesa da Grécia e viu dificuldades. No entanto, com a qualidade de Varejão e Alex à prova, o Brasil venceu por um ponto de diferença: 79 a 78. 

A terceira vitória, que bastante esperada pelos torcedores, aconteceu. Desta vez, o time escalado fez o básico, mas foi eficiente nas suas conclusões, tendo destaques individuais, como Marcelo Huertas, Cristiano Felício e Benite. O triunfo por 84 a 73 foi euforia para todos que acompanham o basquete brasileiro. 

Marcelinho Huertas, cestinha na vitória sobre Montenegro, que confirmou a campanha 100% do Brasil na Copa do Mundo de basquete (Crédito: Fiba)
Marcelinho Huertas, cestinha na vitória sobre Montenegro, que confirmou a campanha 100% do Brasil na Copa do Mundo de basquete (Crédito: Fiba)

Diante da primeira fase, o técnico Aleksandar Petrovic está confiante para a partida contra a República Tcheca. O comandante ainda relembrou as duas vitórias sobre o Uruguai, depois diante da Argentina e Montenegro em Lyon, os dois amistosos contra a China, o selecionado local em Ghangzhou.

- Este time fez 11 jogos e venceu 10 e meio. Perdemos para a França no Torneio de Lyon, mas jogamos por 25 minutos na frente dos franceses e com um basquete muito consistente. O que aconteceu aqui agora fica para trás e vamos para a segunda fase sabendo que podemos estar a 40 minutos das quartas de final da Copa do Mundo, o que seria um feito e tanto e nos manteria na briga pela vaga olímpica - citou.

Para quem não lembra, não é a primeira vez que o Basquete conquista esse bom retrospecto. Em outras cinco ocasiões, a Seleção também começou invicta. A última vez aconteceu há 17 anos, em 2002, nos Estados Unidos. Por coincidência, três jogadores daquela campanha estão jogando na China: Anderson Varejão, Leandrinho e Alex Garcia. O início perfeito não ajudou muito no resultado final, com o time ficando apenas em 8º lugar.

Nas outras quatro oportunidades, aconteceram somente no século XX. Nas Filipinas, em 1978, na Iugoslávia (1970), no Uruguai (1970) e Brasil (1954) - segunda edição do Mundial de basquete.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter