Volvo Ocean Race larga para Suécia

A disputa pelo título da Volvo Ocean Race segue acirrada na última etapa (Foto: Ainhoa Sanchez/Volvo Ocean Race)

LANCE!
20/06/2018
18:30
Gotemburgo (SUE)

A temporada da Volvo Ocean Race 2017-2018 está na reta final. Nesta quinta-feira, começará a última etapa da competição, que ainda não tem um campeão definido. A disputa está entre MAPFRE, da Espanha, Team Brunel, da Holanda, ambos com 65 pontos, e Dongfeng (CHN), com 64.

Será a primeira vez, em 45 anos de história da Volta ao mundo, que o campeonato será definido na última etapa. A perna, que possui 700 milhas de distância, será entre Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda). Na prática, quem chegar em primeiro ao destina leva o título.

O barco holandês Akzonobel, que tem a brasileira campeã olímpica Martine Grael a bordo, é o quarto colocado e não tem chances de pódio.

Nesta quarta-feira, os times concederam entrevista coletiva em Gotemburgo. Sobre o equilíbrio da competição, o comandante do Dongfeng, Charles Caudrelier, disse que está ansioso e confiante para conquista da Volvo Ocean Race.

– É incrível ver três barcos com o mesmo número de pontos. Todos merecem vencer. Estamos animados e prontos. Agora cabe a nós nos esforçarmos e chegar em Haia como campeões –  disse o francês.

Já Xabi Fernández, do MAPFRE, falou um pouco da pressão que o barco tem, já que foi a equipe liderou a competição por mais tempo.

– É uma situação incrível. Estou feliz por já estar entre os três barcos da frente. Nós temos uma missão: temos que vencê-los.

Sobre o Team Brunel, vale destacar a recuperação do barco, que estava em sexto lugar na perna de Auckland, na Nova Zelândia, e conseguiu saltar para segunda posição.

– Estamos na briga. Nas últimas etapas fomos os melhores. Agora estou em casa. Moro na Dinamarca há mais de 25 anos. Temos todos os ingredientes para vencer – disse o Bouwe Bekking, do Team Brunel.

A briga também está na boa na parte de baixo da tabela. SHK/Scallywag está na penúltima colocação com 30 pontos, um a mais que o lanterna Turn The Tide on Plastic. A definição da posição final dos dois barcos também só será definida em Haia, no fim da competição.