É hora da decisão! Três barcos disputam título da Volvo Ocean Race
Última etapa da corrida está marcada para quinta-feira, entre Gotemburgo (SUE) e Haia (HOL). MAPFRE, Brunel e Dongfeng disputam o título na prova de 700 milhas náuticas<br>

- Matéria
- Mais Notícias
A temporada da Volvo Ocean Race 2017-2018 está na reta final. Nesta quinta-feira, começará a última etapa da competição, que ainda não tem um campeão definido. A disputa está entre MAPFRE, da Espanha, Team Brunel, da Holanda, ambos com 65 pontos, e Dongfeng (CHN), com 64.
Será a primeira vez, em 45 anos de história da Volta ao mundo, que o campeonato será definido na última etapa. A perna, que possui 700 milhas de distância, será entre Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda). Na prática, quem chegar em primeiro ao destina leva o título.
O barco holandês Akzonobel, que tem a brasileira campeã olímpica Martine Grael a bordo, é o quarto colocado e não tem chances de pódio.
Nesta quarta-feira, os times concederam entrevista coletiva em Gotemburgo. Sobre o equilíbrio da competição, o comandante do Dongfeng, Charles Caudrelier, disse que está ansioso e confiante para conquista da Volvo Ocean Race.
– É incrível ver três barcos com o mesmo número de pontos. Todos merecem vencer. Estamos animados e prontos. Agora cabe a nós nos esforçarmos e chegar em Haia como campeões – disse o francês.
Já Xabi Fernández, do MAPFRE, falou um pouco da pressão que o barco tem, já que foi a equipe liderou a competição por mais tempo.
– É uma situação incrível. Estou feliz por já estar entre os três barcos da frente. Nós temos uma missão: temos que vencê-los.
Sobre o Team Brunel, vale destacar a recuperação do barco, que estava em sexto lugar na perna de Auckland, na Nova Zelândia, e conseguiu saltar para segunda posição.
– Estamos na briga. Nas últimas etapas fomos os melhores. Agora estou em casa. Moro na Dinamarca há mais de 25 anos. Temos todos os ingredientes para vencer – disse o Bouwe Bekking, do Team Brunel.
A briga também está na boa na parte de baixo da tabela. SHK/Scallywag está na penúltima colocação com 30 pontos, um a mais que o lanterna Turn The Tide on Plastic. A definição da posição final dos dois barcos também só será definida em Haia, no fim da competição.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias