Henrique Avancini é campeão da Tankwa Trek na África do Sul

Henrique Avancini foi campeão de prova na África do Sul (Foto: Zoon Cronje / www.zcmc.co.za)

LANCE!
11/02/2019
12:55
Rio de Janeiro (RJ)

Atual campeão do mundo de Maratona MTB, o brasileiro Henrique Avancini, da Cannondale Factory Racing, conquistou neste domingo o título inédito da prova sul-africana Momentum Health Tankwa Trek, ao lado do alemão Manuel Fumic.

Com o triunfo, o número 2 do mundo somou mais 120 pontos nos rankings olímpico e mundial, de olho na vaga para Tóquio-2020. A Tankwa Trek fez parte da preparação da dupla para a ultramaratona ABSA Cape Epic, também na África do Sul, em março.

Avancini e Fumic entraram na quarta e última corrida da Tankwa Trek com uma vantagem de 2m42seg para seus companheiros de equipe, Maxime Marotte (FRA) e Orr Cameron (GBR), após terem vencido as três primeiras etapas da competição. Assim, no dia decisivo, confirmaram o título com a segunda colocação, atrás apenas de Urs Huber (SUI) e Simon Stiebjahn (ALE).

– Mais do que especial vencer essa prova, porque além do pelotão de alto nível, é uma redenção para nós já que abandonamos a corrida no ano passado devido a uma lesão do Fumic. Não canso de continuar aprendendo sobre a vida em cima de uma bicicleta – disse Henrique Avancini, integrante do Shimano Sports Team.

Na Tankwa Trek, Avancini e Fumic pedalaram 11h01m10seg em quatro etapas, totalizando 288 km e 5.760 m de altimetria acumulada, 2m54 à frente de Marotte e Cameron.

A Tankwa Trek foi a segunda prova do ano e a segunda conquista de Avancini na temporada. No último dia 3, o atleta já havia conquistado a SA Cup, competição organizada pela UCI (União Ciclística Internacional) Classe 1 que contou com atletas de 21 países. A prova também foi disputada na África do Sul, na Cidade do Cabo.

– Comecei bem a temporada vencendo uma prova olímpica, com concorrentes de muito renome, e logo na sequência enfrentando a Tankwa, que é uma prova de outro formato, e fazendo mais uma vez muito bem. Acredito que essas vitórias mostrem que o trabalho de conexão entre a temporada de 2018 para 2019 foi muito bem feito. A temporada está começando de forma muito positiva. Vamos em frente. Ainda há muito o que ser desenvolvido ao longo do ano, mas eu diria que até agora venho cumprido muito bem as etapas e metas que a gente estipulou de preparo e evolução. Não deixa de ser uma enorme carga de motivação para o restante do ano – falou Avancini.