menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Fortaleza recebe evento internacional inédito de esportes náuticos

Quatro atletas brasileiros estão inscritos para participar da competição nas modalidades Kite Hydrofoil Freestyle e Wing Foil<br>

A Praia de Iracema será palco pela primeira vez do “SUPERFOIL BRASIL 2020
imagem cameraA Praia de Iracema será palco pela primeira vez do “SUPERFOIL BRASIL 2020 (Foto:&nbsp;@romantsovaphoto)
Avatar
Lance!
Fortaleza (CE)
Dia 11/11/2020
01:16
Atualizado em 11/11/2020
20:10

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Praia de Iracema será palco pela primeira vez do “SUPERFOIL BRASIL 2020”, campeonato internacional inédito nas modalidades Hydrofoil Freestyle e Wing Foil. O evento acontece entre os dias 10 e 14 de novembro, em Fortaleza.

O foil tem renovado os esportes à vela, tanto o kite quanto o windsurf ganham novo fôlego e novas modalidades através dele. O Ceará é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática destas modalidades, atraindo atletas e velejadores do mundo, que são são unanimes em descrever o litoral cearense, como o melhor destino para treinos e competições das mais diversas modalidades destes esportes.

Ventos constantes, a água morna e as variáveis de lagos, mar com e sem ondas, consolidaram o litoral cearense como destino certeiro para os mais diversos perfis de velejadores. Tudo isso fez com que a Global Kitesports Association (GKA) e Global Wingsports Association (GWA) escolhessem o Ceará como destino para a realização do 1º campeonato mundial das modalidades de Kite Hydrofoil Freestyle e Wing Foil.

A prova também será importante para os brasileiros que estão de olho nas Olimpíadas de 2024, porque a prática do foil, por ser mais recente, está formando a primeira safra de velejadores com nível internacional. É importante esclarecer que o Foil é um modalidade recente no universo do esportes de vela em geral e é caracterizado por sua tecnologia hidrodinâmica, que permite a prancha flutuar sobre as águas. No Hydrofoil Freestyle o conceito de pipa é o mesmo do kit tradicional, já no Wind Foil, o padrão muda, e literalmente, um novo esporte nasce com ele. A pipa é solta, e o velejador a segura apenas com os braços e o corpo se torna uma extensão ainda mais dinâmica entre prancha e vela.

continua após a publicidade

COMPETIDORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Neste ano, sete brasileiros estarão na água na disputa pelo título. O paulista Pedro Vianna Silva, de 43 anos e o cearense Nilson Costa vão representar o nosso país no Kite Hydrofoil freestyle. Kauli Seadi, Levi Len, Fernando Mizo, Dudu Mazzocato vão mostrar as melhores técnicas e manobras no Wing Foil. A cearense Liana Maia é a única brasileira da competição na modalidade de Wing.

Os destaques internacionais na modalidade Wing Foil são para o suíço Balz Muller e o francês Titouan Galea , que estão entre os melhores do mundo na competição. A outra mulher da competição do Wing Foil, Paula Novotna, promete arrebentar dentro d’água. Já no kite Hydrofoil freestyle, o americano Fred Hope vai voar alto em manobras nunca antes vistas no Hydrofoil . Detalhe, ele não usa o apoio de alça na prancha, o que dificulta ainda mais as manobras radicais com a prancha.

ATENÇÃO REDOBRADA

Este ano, por conta da situação de pandemia ocasionada pela Covid-19, mudanças na organização do evento foram necessárias. Neste intuito foi elaborado um protocolo especial em parceria a GKA e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), de acordo com as recomendações da OMS e ao decreto estadual vigente. Todo acesso ao evento será restrito a atletas e as equipes de produção, através de um perímetro do campeonato delimitado. A ideia é oferecer um ambiente seguro para os atletas e a equipe que está responsável pela realização da competição.

continua após a publicidade
  • Matéria
  • Mais Notícias