Fórmula 1: por que o GP de Xangai, na China, foi cancelado?

Etapa do circuito da categoria seria realizada neste fim de semana, mas foi cancelada pela quarta vez seguida

gp de xangai formula 1
GP de Xangai não deve seguir no calendário da F1 (AFP/JOHANNES EISELE)

Escrito por

Previsto para ser realizado neste domingo, o GP de Xangai, na China, foi cancelado pelo quarto ano seguido. O motivo? As restrições da pandemia da Covid-19, impostas pelo governo chinês. A corrida, que valeria como a quarta parte do circuito em 2023, não é realizada desde 2019, quando Lewis Hamilton, da Mercedes, ergueu o troféu. Agora, cogitam-se novos locais para ocuparem a etapa da competição.

O lockdown mantido pelo governo chinês, aliado às políticas rígidas de quarentena para estrangeiros e a baixa adesão da população idosa às vacinas, dificultaram a realização do evento. O GP de Portugal, no Circuito de Portimão, é um dos nomes cotados para abrigar um Grande Prêmio da categoria no lugar de Xangai.

+ Chefe da Mercedes reforça prioridade na renovação de Lewis Hamilton na F1

A Fórmula 1 estabeleceria um recorde nesta temporada. Estavam marcados 24 GP's, marca limite do regulamento atual. No entanto, com a ausência do GP de Xangai, são 23 eventos no circuito de automobilismo.

A próxima disputa por títulos na F1 ocorrerá entre os dias 28 e 30 de abril, em Bacu, no Azerbaijão. Max Verstappen e Sergio Pérez, da Red Bull, são os favoritos às primeiras posições. Lewis Hamilton, Fernando Alonso e George Russell buscam boas colocações para somarem pontos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter