Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

FIVB anuncia mudanças no calendário por causa do coronavírus

Federação Internacional adia a Challenger Cup de Vôlei, cinco eventos do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e cancela uma etapa do Circuito de Vôlei na Neve devido à pandemia

Federação Internacional de Vôlei anuncia mudanças em seu calendário (Foto: Divulgação)
Escrito por

Diante da pandemia global do novo coronavírus (COVID-19), que assola a população e o mundo do esporte, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou algumas mudanças no calendário de suas três modalidades. A entidade adiou o Challenger Cup de Vôlei, cinco etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e cancelou uma etapa do Circuito de Vôlei na Neve.

Segundo a federação, tais mudanças foram definidas, pois a atual crise foi monitorada em conjunto com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

- A entidade tem como principal prioridade a proteção da saúde e bem-estar dos jogadores, oficiais e torcedores - destacou a federação no comunicado, em seu site oficial.

As etapas do vôlei de praia que foram afetadas com a decisão seriam realizadas em junho. O torneio cinco estrelas de Roma, na Itália, programado para 9 a 14 de junho, e o torneio quatro estrelas de Moscou, na Rússia, que aconteceria de 3 a 7 de junho, foram cancelados.

Além disso, outros três eventos uma estrela foram adiados: As disputas de Miguel Pereira, (BRA), Raja Ampat, na Indonésia, e em Ios, na Grécia, que seriam realizadas entre 11 e 14 de junho. As novas datas dos torneios ainda não foram divulgadas pela federação.

Sobre o vôlei de quadra, a Challenger Cup, competição programada para 24 de junho e que garante ao campeão uma vaga na disputa da Liga das Nações de 2021, foi adiada. A sede do torneio masculino é em Gondomar, Portugal. Já a feminina, será em Zadar, na Croácia.

No vôlei na neve, após receber uma solicitação da Federação Argentina de Voleibol (FEVA), foi definido o cancelamento do World Volleyball World Tour em Bariloche, Rio Negro, Argentina, que aconteceria de 20 a 23 de agosto.

Preocupação com as vagas olímpicas no vôlei de praia


Em meio à pandemia, a FIVB entrou em contato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para modificar o sistema de classificação para os Jogos de Tóquio, adiados para 23 de julho de 2021. Segundo a federação, as mudanças serão anunciadas em breve. De acordo com o presidente do COI, Thomas Bach, todas as vagas já conquistadas anteriormente estão asseguradas.

No vôlei de quadra, por sua vez, todas as vagas foram preenchidas e já ocorreu o sorteio com a tabela tanto do masculino, quanto do feminino.

Por fim, a federação comunicou que essas mudanças buscam atender melhor os jogadores e o interesse de todos os envolvidos. Ela também ressaltou estar solidária com os membros da família do vôlei e expressou sua mais profunda simpatia pelas pessoas afetadas pelo surto.