F1: Em corrida marcada por três bandeiras vermelhas e final anticlímax, Verstappen vence o GP da Austrália

Corrida em Melbourne teve grandes momentos de emoção, principalmente nas últimas voltas, mas a vitória novamente ficou com o piloto da Red Bull

Max Verstappen - GP da Austrália
Verstappen superou os adversários e conquistou a vitória (Foto: MARTIN KEEP / AFP)<br>

Escrito por

Quem ficou acordado até tarde para acompanhar a corrida em Melbourne foi agraciado com entretenimento. Em uma corrida de grandes emoções, três bandeiras vermelhas e três largadas, Max Verstappen conquistou a vitória no GP da Austrália após 58 voltas e mais de duas horas e meia. Lewis Hamilton ficou na segunda colocação e Fernando Alonso completou o pódio.

Apesar de todas as emoções, o final da corrida foi bem diferente do esperado. Com a decisão da FIA de uma largada lançada sob Safety Car, não houve qualquer tipo de disputa pela vitória na volta final, sendo uma fila indiana até a linha de chegada.


LARGADA ESPETACULAR
Quando as cinco luzes se aparagam, a Mercedes surpreendeu e pulou para as primeira colocações da corrida. George Russell, que saiu na segunda colocação, largou melhor e ultrapassou Max Verstappen, assumindo a liderança da prova. Lewis Hamilton também aproveitou o início ruim do piloto da Red Bull para pular para a segunda posição. 

QUE FASE!
Se por um lado a largada foi de alegria e felicidade para a Mercedes, a Ferrari não teve mesma sorte, principalmente pelo lado de Charles Leclerc. O piloto monegasco tocou em Lance Stroll e foi parar na caixa de brita na saída da curva três. Fim de prova para Leclerc, que vive um inferno astral neste início de temporada com dois abandonos em três corridas e Safety Car na pista.

BANDEIRA VERMELHA
​Depois de toda emoção da primeira volta, o Safety Car voltou a entrar na pista na volta 7. Alexander Albon perdeu o controle de sua Williams na entrada da curva 7 e bateu na barreira de proteção. Com o carro de Albon atravessado na pista, a direção de prova acionou a bandeira vermelha e a corrida foi interrompida na volta 9. 


PASSOU DE PASSAGEM
Na relargada, Lewis Hamilton manteve a primeira colocação, mas não por muito tempo. Na volta 12, assim que o DRS foi ativado pela direção de prova, Max Verstappen não tomou conhecimento do seu rival e aproveitou uma das quatro zonas de abertura de asa traseira para ultrapassar Hamilton. Max não somente deixou Lewis para trás, como abriu mais de um segundo e meio de vantagem na mesma volta.

QUE AZAR!
Depois de ter sido líder da prova em certo momento, George Russell viu seu bom desempenho na corrida escorrer pelas mãos. No momento em que trocou pneus, bandeira vermelha. Na relargada, não conseguiu ultrapassar Verstappen, e quando estava tentando escalar novamente o pelotão de frente, um problema mecânico fez com que seu motor pegasse fogo. Fim de prova para George.

PEREZ ESCALA O PELOTÃO
Com uma vantagem praticamente irreversível de Verstappen na liderança, a grande história da corrida ficou por conta de Sergio Perez. Após largar dos boxes, o piloto da Red Bull foi escalando pelotão em busca de pontos. O piloto mexicano fez belas ultrapassagens durante toda corrida, principalmente sobre Lando Norris, da McLaren, na volta 43.

MAIS UMA BANDEIRA VERMELHA
Quando a corrida parecia se encaminhar para um final tranquilo com a vitória de Max Verstappen, mais um acidente no GP de Melbourne. Na volta 54, Kevin Magnussen se chocou no muro de proteção, o pneu traseiro direito saiu e ficou no meio da pista. Em um primeiro momento, a direção de prova optou pelo Safety Car, mas após duas voltas, mais uma bandeira vermelha foi acionada e a corrida foi interrompida pela segunda vez.

HAT-TRICK DE BANDEIRAS VERMELHAS
Na terceira largada da corrida, um caos absoluto. Fernando Alonso, terceiro colocado, foi tocado e rodou na saída da curva 1. Logan Sargeant e Nyck De Vries, dois estreantes, se chocaram também na primeira curva e foram parar na caixa de brita. Do outro lado, uma briga caseira causou dois abandonos: Esteban Ocon e Pierre Gasly, ambos da Alpine, se chocaram e deram fim ao sonho de pontos da equipe francesa.


ANTICLÍMAX

Após toda emoção criada nas voltas finais, o último momento do GP da Austrália foi de um completo anticlímax. A relargada na volta 58 foi sob Safety Car, de forma com que não houve qualquer tipo de disputa de posições até a bandeirada final em Albert Park. Vitória para Max Verstappen, sua segunda na temporada, e vantagem na liderança do Mundial de Pilotos mais do que ampliada.


PRÓXIMA CORRIDA
​A Fórmula 1 parte para as ruas de Baku no final de semana dos dias 28 a 30 de abril para a realização do Grande Prêmio do Azerbaijão. A largada vai acontecer às 8h (de Brasília) do dia 30. Em 2022, a Red Bull fez a dobradinha com vitória de Max Verstappen e Sergio Perez na segunda colocação. George Russell completou o pódio.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter