menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Etapa de Haia abre Circuito Mundial de vôlei de praia em 2019

Torneio será disputado com estrutura de quadras cobertas; Brasil será representado por ao menos três duplas, podendo subir para quatro após resultados do classificatório

Etapa de Haia do Circuito Mundial de vôlei de praia terá ginásios fechados
imagem cameraEtapa de Haia do Circuito Mundial de vôlei de praia terá ginásios fechados (Foto: Divulgação/FIVB)
Avatar
Lance!
Haia (HOL)
Dia 02/01/2019
16:19
Atualizado em 02/01/2019
16:35

  • Matéria
  • Mais Notícias

A etapa de Haia (Holanda), que acontece a partir desta quarta-feira e segue até domingo, abre a participação das duplas brasileiras no Circuito Mundial de vôlei em  2019. A competição tem nível quatro estrelas e ainda não conta pontos para a corrida olímpica. Todavia, os resultados no torneio podem ser importantes para o ranking de entradas - e, consequentemente, o chaveamento em eventos futuros.

O diferencial do evento será a disputa em um ginásio fechado. 2019 marca o segundo ano consecutivo que Haia abre o calendário do Circuito Mundial. Três duplas brasileiras já estão garantidas na fase de grupos, e uma quarta busca vaga no classificatório.

Três duplas brasileiras já estão garantidas: no masculino, Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB) estão na fase de grupos e começam a jogar a partir de sexta-feira. Já no feminino, Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), também garantidas na fase de grupos, jogam a partir de quinta. 

O número de representantes brasileiros em Haia ainda pode subir. A dupla Márcio Gaudie/Vinícius Resende (RJ/ES) tenta a vaga no classificatório, que contará com rodadas nesta quarta-feira e na quinta-feira.

Réveillon no avião para participar da etapa
Para estarem na disputa, as duplas brasileiras passaram a virada do ano ou já na Holanda, ou dentro de um avião, tudo em busca de bons resultados representando o Brasil. O campeão olímpico Ricardo, que passou o réveillon viajando, comentou a experiência.

- Neste momento de confraternização sempre queremos estar próximos da família, mas a vida do atleta, desde o início, é de abdicação. Trocamos isso por sonhos. Estou feliz e confiante na parceria com o Álvaro Filho e por isso estamos correndo atrás. Vamos buscar a adaptação ao torneio em quadra fechada e climatizada da maneira mais rápida - disse o baiano, que comemora 44 anos no próximo domingo.

continua após a publicidade

As duplas campeãs em Haia recebem 800 pontos no ranking geral da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), além de cerca de R$ 78 mil em premiações. Em 2018, Carolina Solberg e Maria Elisa (RJ) ficaram com a prata no torneio. Em oito etapas realizadas em Haia, o Brasil soma 23 medalhas (dez de ouro, cinco de prata e oito de bronze).

Vôlei de praia em quadras cobertas
O torneio em Haia será disputado em quadras cobertas, montadas em um ginásio. Os jogos serão disputados no complexo esportivo de Zuiderpark com todas as quadras em local fechado, já que a temperatura na cidade está próxima de 5ºC. A mesma arena já recebeu etapas da Liga Mundial de voleibol indoor e edições da Copa Davis, de tênis.

São 32 duplas em cada gênero, sendo que 24 já estão classificadas pelo ranking, enquanto outras oito garantem a vaga na disputa do classificatório. Os times jogam entre si na chave, com os primeiros avançando direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. As finais do naipe masculino e feminino ocorrem no domingo.

O Brasil é o atual campeão do Circuito Mundial no naipe feminino, com Ágatha e Duda (PR/SE). Após a etapa da Holanda, o próximo desafio das duplas brasileiras será pelo Circuito Sul-Americano, com a etapa de São Francisco do Sul (SC), de 18 a 20 de janeiro, e em seguida com o Circuito Brasileiro Open, na etapa de São Luís (MA), de 23 a 27 de janeiro.

  • Matéria
  • Mais Notícias