Erlon Souza brilha no primeiro dia de desafio de canoagem Mano a Mano

Brasileiro venceu prova medieval sobre o parceiro Isaquias Queiroz na categoria C1; time Alemanha, de Sebastian Brendel, foi destaque no revezamento misto com equipes

Erlon de Souza
Erlon Souza superou o parceiro Isaquias Queiroz em prova medieval na categoria C1 (Foto: Guilherme Taboada)

Escrito por

Quem estava com saudades da disputa de canoagem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 pôde relembrar a disputa olímpica em parte neste sábado, no Rio de Janeiro - mas em um modelo totalmente inédito e diferenciado. No Estádio de Remo da Lagoa, rolou a disputa de canoagem de velocidade no Mano a Mano.

Atletas de quatro países participaram de um revezamento misto, por equipe, que integrou competidores olímpicos e da paracanoagem. O dia de competições ainda teve provas no estilo medieval, inspirada no estilo de duelos antigos, onde os barcos saíram de cantos opostos em busca da linha de chegada localizada no centro da raia.

O grande destaque do dia foi o brasileiro Erlon Souza, vencedor da prova medieval na categoria C1. Em uma vitória apertada nos 100m, ele derrotou seu amigo, parceiro e compatriota Isaquias Queiroz.

- Essa prova é muito diferente, uma experiencia nova pra mim. Temos que traçar outra estratégia para pegar velocidade. No final deu certo, afinal ganhar do Isaquias não é para qualquer um. Estou muito feliz. Amanhã competirei ao lado dele no C2 no Desafio Mano a Mano. Estou muito animado - explica Erlon.

Erlon de Souza e Isaquias Queiroz
Isaquias Queiroz e Erlon de Souza são parceiros na canoagem (Foto: Guilherme Taboada/Agência Sport Session/Divulgação)

Na disputa Medieval de Paracanoagem (KL1), quem levou a melhor foi o brasileiro Fernando Rufino, que superou o polonês Jakub Tokarz. Já na categoria K1 masculino, o campeão foi o argentino Rubén Rézola após derrotar Pedro Henrique Gonçalves,  o "Pepê". Entre as mulheres, triunfo de Anna Pulawska (Polônia), que superou a tupiniquim Ana Paula Vergutz.

- Foi muito interessante viver a minha primeira experiência em uma prova de revezamento e ainda com atletas tão qualificados, é uma experiencia que eu guardarei para vida inteira e contarei aos meus filhos - empolgou-se Fernando Rufino, que também é conhecido como "Caubói de Aço". 

O sábado na Lagoa Rodrigo de Freitas ainda teve o revezamento misto com times representando América, Alemanha, Brasil e Polônia. A prova teve a participação de atletas das categorias K1 masculino, K1 feminino, C1, além de um competidor de paracanoagem. O destaque ficou com a Alemanha de Sebastian Brendel.

- Estou muito feliz por competir no Rio de Janeiro. Reviver esse sentimento olímpico é uma coisa única. Foi muito legal competir no revezamento e ajudar meu país a vencer, ainda mais numa competição que foge ao comum. Na prova individual não deu pra vencer. As condições não ajudaram muito pois tinha um vento lateral. Estou animado para voltar neste domingo - afirmou o alemão.

Sebastian Brendel
Sebastian Brendel é destaque do time Alemanha (Foto: Guilherme Taboada/Agência Sport Session/Divulgação)

Domingo terá novas disputas no Mano a Mano
No domingo, o ponto alto da programação é o encontro entre Isaquias Queiroz e Sebastian Brendel, dois dos grandes nomes da canoagem, na modalidade C1 500m (a partir de 9h30 de Brasília). O brasileiro tem três medalhas olímpicas e dez títulos mundiais, enquanto o alemão é dono de 18 medalhas em torneios mundiais, três em Olimpíadas e é considerado um dos maiores ídolos da história da canoagem.

A manhã na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, ainda irá receber os desafios individuais do feminino, duplas e paracanoagem. As competições terão início às 10h30 (Brasília). A entrada para o Desafio Mano a Mano é franca.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter