De volta: Wallace pode jogar a reta final da Superliga pelo Cruzeiro
CBV acionou o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) e conseguiu liberação do oposto
Pouco tempo antes do primeiro jogo entre Cruzeiro e São José, nesta quarta-feira, Wallace recebeu a liberação do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), acionado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), para jogar a reta final da Superliga masculina. No entanto, não foi relacionado pelo treinador Filipe Ferraz por questões psicológicas, diante de toda a repercussão da punição sofrida pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (CECOB) e o curto período de tempo entre a decisão do julgamento e a partida.
Wallace sofreu punição do CECOB por incitação à violência em post nas redes sociais, no qual perguntou aos seus seguidores, em enquete, se "dariam um tiro na cara de Lula", Presidente da República. Na época, a Advocacia-Geral da União (AGU) foi acionada e o caso teve uma grande repercussão nos âmbitos esportivos e sociais. Ele foi punido, consequentemente, por 90 dias, com punição em vigor a partir do dia 3 de fevereiro. Porém, com a liberação diante da decisão do CBMA em julgamento, o oposto pode participar das partidas restantes na competição.
+ CBV e Cruzeiro repudiam post de Wallace com ameaça a Lula; ministro aciona AGU
No dia 12 de abril, Wallace conseguiu a liberação para jogar a reta final da Superliga com uma medida liminar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Vôlei (STJD). Contudo, o Conselho de Ética do COB, contrário à decisão, destacou em documento publicado que, caso o atleta entrasse em quadra, a CBV poderia sofrer sanções gravíssimas.
- O não cumprimento da decisão do CECOB poderá acarretar gravíssimas sanções a CBV, acaso sustentado em teratológica decisão individual de presidente substituto - escreveu o Conselho de Ética do COB, em documento oficial.
Favorito ao título, o Cruzeiro venceu o primeiro confronto da semifinal por 3 sets a 2 e pode garantir vaga na decisão neste sábado, quando faz o Jogo 2, fora de casa. A partida ocorre às 18h30 (de Brasília), na Farma Condé Arena, em São José dos Campos. A final da Superliga masculina será disputada no dia 30 de abril, no mesmo local, em jogo único.