menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Da construção civil para o sonho olímpico, carateca colhe frutos

Lennon Siqueira é recompensado com a medalha de prata no Mundial da IKU, mesmo depois de horas de dedicação às obras que faz em Visconde de Mauá, região serrana do Rio

Mundial Caratê
imagem cameraLennon (à esquerda) e equipe conquistaram quatro medalhas no Mundial de caratê  (Foto: Arquivo Pessoal)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 23/10/2019
20:15
Atualizado em 24/10/2019
08:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

Nascido e criado no Vale do Alcantilado, na região serrana de Visconde de Mauá (RJ), Lennon Siqueira, de 20 anos, dribla as dificuldades em busca de um sonho: evoluir no esporte para disputar uma Olimpíada pelo Brasil, agora que seu esporte entrou para o megaevento.

O carateca foi recompensado no último fim de semana com a medalha de prata no Campeonato Mundial da IKU (International Karate Union), em Fortaleza, que contou com a participação de 1.850 atletas de 32 países.

– Além do caratê, tenho uma rotina diária de oito horas de trabalho em construção civil, e somente a parte da noite para treinar. No começo não tive muito apoio moral nem familiar, mas isso não me impediu de seguir com as minhas ambições. Com o tempo, meus amigos e familiares viram que eu estava indo bem no caratê. Ganhei competições e desenvolvi não só a luta, mas também na minha vida pessoal, além da minha alimentação e saúde – disse  Lennon Siqueira, ao LANCE!.

O atleta ainda enfrenta outras dificuldades para praticar o caratê, mas conta com o apoio do Colégio Estadual Antônio Quirino, na região de Visconde de Mauá. A direção da escola, junto com a Secretaria de Esportes de Resende (RJ), concedeu o espaço do pátio para os atletas treinarem.

– Gasto em média cerca de 40 minutos para chegar ao nosso local de treinamento. Porém, um dos nossos companheiros que mora em Resende (RJ), gasta mais ou menos uma hora e meia. Nossos treinos duram em média cinco horas – explicou o carateca.

Comandados pelo técnico/sensei Albano Paz, a equipe Top 4, formada pelos jovens faixa verde Camila Carvalho, de 16 anos, Matheus Prioste, de 19, e o faixa marrom Wellington Ferreira, de 16, além de Lennon, conquistou quatro medalhas no Campeonato Mundial, no final de semana passado.

– O nível técnico de um Mundial está bem acima do que estávamos acostumados, mas depois de tanto treinamento e dedicação, conseguimos realizar parte do que sempre havia sido um sonho para nós – falou.

Meta agora é disputar o Brasileiro

Após a conquista da medalha de prata no Mundial, Lennon começa a projetar os novos passos de sua equipe, com a participação em outras competições importantes, além do grande sonho de representar o Brasil em uma Olimpíada.

– Claro que o maior sonho seria disputar os Jogos Olímpicos, o sonho de todos os quatro atletas da equipe é sermos os melhores do mundo no que fazemos – revelou Lennon, que falou sobre os próximos compromissos de sua equipe:

– Além de regionais, tentaremos disputar um campeonato ranqueado e uma final de Estadual, no Rio, que pode valer vagas para o Brasileiro do ano que vem – concluiu o atleta.


*Sob supervisão de Jonas Moura

continua após a publicidade
  • Matéria
  • Mais Notícias