menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Como o Boston Celtics colocou pressão em cima do Miami Heat para igualar 3-0 em busca de virada histórica na NBA

Valendo vaga na final, equipes disputam partida de 'vida ou morte' na noite desta segunda-feira

derrick-white-1-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraA celebração dos jogadores do Celtics após a cesta salvadora de Derrick White no jogo 6 (Foto: MEGAN BRIGGS/AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 29/05/2023
11:47
Atualizado em 29/05/2023
13:27

  • Matéria
  • Mais Notícias

Quando a final da Conferência Leste da NBA foi definida, as casas de aposta indicavam um claro favoritismo ao Boston Celtics. Com astros no auge físico e técnico e a segunda melhor campanha do Leste na temporada regular, a equipe de Massachusetts parecia mais forte do que o rival Miami Heat, que chegou à decisão de forma surpreendente após sofrer para se classificar aos playoffs. No entanto, foi a franquia da Flórida que abriu 3 a 0 na série e colocou um dos pés na grande final.

continua após a publicidade

Hoje, às vésperas do jogo 7, a situação é outra. Já descartado, o Boston Celtics conseguiu o empate em 3 a 3 e agora busca um feito inédito - nunca antes uma equipe conseguiu uma virada em uma série de playoffs da NBA depois de estar perdendo por 3 a 0. Para se colocar nessa situação favorável, o time de Jayson Tatum e companhia precisou manter os pés no chão e jogar a pressão para cima do adversário, dentro e fora de quadra.

+ Presidente da CBF volta a comentar sobre Ancelotti, Mané define futuro… O Fim de Semana do Mercado!

O favoritismo, antes pertencente aos celtas, passou a estar com a equipe da Flórida. Mais do que isso, a vitória do Miami Heat parecia quase uma obrigação. E foi desse sentimento que os atletas de Boston se alimentaram. Antes do jogo 4, Marcus Smart e Jaylen Brown avisaram, em entrevista à "CBS", que uma vitória celta poderia ser perigosa para os adversários.

continua após a publicidade

- Eu me sinto bem para o jogo de hoje. Não nos deixe vencer um - disse Smart.

- Não deixem a gente vencer um. Não deixem a gente vencer hoje. Nossa mentalidade é que, se deixarem vencermos um, ficaremos confiantes. Nós jogaremos livres, prontos e estaremos bem - completou Brown.

Boston Celtics Miami Heat
Jayson Tatum, Jaylen Brown e Marcus Smart, os líderes do Boston Celtics (Foto: Jesse D. Garrabrant / AFP)

+ Fim da carreira? Entenda a situação de LeBron James na NBA

Essa mentalidade também foi compartilhada pelo principal astro da equipe, Jayson Tatum, peça fundamental para alcançar o empate em 3 a 3 e a principal esperança dos Celtics para o jogo 7. Antes da quarta partida, o ala explicou como via a situação desafiadora de forma positiva.

continua após a publicidade

- Ficando atrás por 3 a 0, você percebe que isso (reverter essa desvantagem) nunca foi feito, eles só falam sobre isso. Isso meio que nos dá um senso de que estão nos descartando. Nós deveríamos estar acabados, e penso que começaremos a jogar mais livres, relaxados - analisou.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

O Celtics leve e confiante previsto pelos atletas se confirmou através de duas vitórias com autoridade na sequência da série. Fora de casa, o time de Tatum venceu o Miami por 116 a 99 no jogo 4. Na partida seguinte, dessa vez em Boston, vitória por 110 a 97.

A história do sexto confronto foi diferente. Os Celtics mantiveram a liderança por boa parte do jogo, até flertando com mais uma vitória tranquila, mas perderam as rédeas da partida na reta final. Faltando dois segundos para o término, o Heat vencia por um ponto. No entanto, um "tapinha" incrível de Derrick White a dois centésimos do encerramento garantiu o empate de Boston em mais uma demonstração de confiança e resiliência.

Agora, a pressão está toda em cima do Miami Heat. A equipe decidirá a vaga na decisão da NBA em território hostil, na casa do adversário. Perder três jogos consecutivos, o último deles de forma dramática, e correr o risco de entrar para a história de forma negativa parece uma situação muito desconfortável. É a vez dos atletas do Heat demonstrarem a mentalidade resiliente apresentada pelos adversários. Mas, se depender da declaração de Jimmy Butler após o jogo 6, eles demonstrarão.

- Isso é basquete. É muito, muito divertido. Eu acredito, como todos nós, que faremos de tudo para passar. Eu juro. Estávamos na mesma posição no ano passado. Então, sei que podemos fazer isso. Sabemos que vamos conseguir (a classificação). Para isso, teremos que jogar fora de casa e vencer em um ambiente muito difícil - afirmou.

Jimmy Butler
Jimmy Butler, o craque do Miami Heat (Foto: Issac Baldizon / AFP)

+ Possível dinastia? Astros do Denver Nuggets têm menos de 30 anos e evoluem a cada temporada na NBA

Na final do Leste do ano passado, citada por Butler, o Boston Celtics venceu o Miami Heat por 4 a 3. O ala-armador aposta em um desfecho diferente desta vez. A partida de vida ou morte será disputada nesta segunda-feira, às 21h30 (de Brasília), no TD Garden, em Boston. O jogo tem transmissão da Band, do SporTV2, da TNT Sports e dos streamings NBA League Pass e Amazon Prime Video.

O vencedor do confronto entre Heat e Celtics enfrentará o Denver Nuggets na final da NBA. A equipe de Nikola Jokic derrotou o Los Angeles Lakers de LeBron James por 4 a 0 e aguarda a definição do próximo adversário desde a última segunda-feira.

*Estagiário, sob supervisão de Ricardo Guimarães

Mais lidas

News Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias