Com liderança de Nicholas Santos, plataforma para preparar nadadores de alto rendimento é lançada
Plataforma Oxygen, idealizada por investidor Gustavo Chamati, projeta treinamentos individualizados para três categorias de nadadores com ambições mundiais e olímpicas

- Matéria
- Mais Notícias
Com Nicholas Santos como "team manager", foi lançada nesta quinta-feira a plataforma de treinamento de alto rendimento Oxygen. Segundo seu idealizador, o investidor Gustavo Chamati, a iniciativa visa preparar nadadores do Brasil para competir em alto nível em Jogos Olímpicos e outras competições internacionais.
- Eu queria fazer algo para a natação brasileira, dar mais destaque. E foi essa amizade com o Felipe (Domingues, treinador) que me fez pensar nesse projeto. Como pegar um trabalho que vivenciava os valores, disciplina, foco, dedicação e desempenho e trazer para todos. Depois de dois anos desenvolvendo o projeto, conseguimos chegar em um formato que capturava os valores e fosse capaz de divulgar e privilegiar os atletas e dar a estrutura necessária para que eles consigam realizar o trabalho em excelência.
Na apresentação da plataforma, foram divulgados os nomes dos dez atletas da primeira geração do programa e os profissionais da comissão técnica, além de Nicholas Santos para a liderança esportiva. Ele disputará nos próximos dias 19 e 24 de abril a seletiva para a equipe nacional que vai representar o Brasil na Olimpíada de Tóquio.
- É uma honra imensa em fazer parte desse projeto da Oxygen. Nunca tinha visto nada parecido no Brasil em termos de estrutura. É ambicioso é inovador e isso me anima muito. Já vimos tentativas, mas nada chegou perto do que temos na Oxygen. Ao longo da minha carreira o trabalho individualizado foi o que mais trouxe resultado. Atribuo isso também ao fato de ter uma trajetória longeva na natação - declarou Nicholas, que vai para a sua sexta seletiva olímpica e tem no currículo duas medalhas de ouro de Jogos Pan-Americanos no revezamento 4x100m, quatro em mundiais de piscina curta, entre outras conquistas.
Leo de Deus e André Calvelo são outros atletas que integram o projeto da Oxygen que também estarão na próxima semana disputando uma vaga nos Jogos Olímpicos previstos para julho e agosto deste ano na Ásia. Os três formam o grupo principal ("Elit Squad") do projeto.
Os nadadores Luiz Pedro, Luca Teruggio, Roberta Martins, Manuela Sertã, Nelson Silva e Vitor Guaraldo comporão o "Performance Squad", com atletas profissionais considerados capazes de alcançar o nível superior. Por fim, há o "New Generation Squad", com jovens nadadores de 15 a 17 anos que miram chegar ao alto rendimento.
Os treinamentos individualizados da Oxygen serão realizados na piscina do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo.
- Nosso trabalho é focado no processo e enxergamos o atleta como um macro. Desde 2017 eu estou com atletas e sempre focamos individualmente em cada atleta de forma diferente. Participei de duas Paralimpíadas e junto com meus atletas somamos mais de 14 medalhas. Além disso, conseguimos diversas medalhas pan-americanas e o recorde do mundo do Nicholas na piscina curta. Fomos conversando entre nós e montamos uma estrutura profissional com coordenadores, treinadores e atletas - explicou Felipe Domingues, treinador principal do projeto.
- Matéria
- Mais Notícias


















