COI registra 169 atletas da delegação russa para Jogos de Pyeongchang
Competidores russos não terão direito de usar as cores ou a bandeira do país. O hino da Rússia também está proibido caso os participantes ganhem medalha de ouro

- Matéria
- Mais Notícias
O Comitê Olímpico Internacional registrou, neste sábado, os 169 atletas da Rússia que são considerados elegíveis para a disputa dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul. A competição será realizada entre os dias 9 e 25 de fevereiro. O vice-presidente do Comitê Olímpico Russo, Stanislav Pozdnyakov, que também é o chefe da delegação nos Jogos confirmou a informação.
Por causa da investigação de esquema de doping envolvendo o governo russo e os atletas do país, alguns competidores foram proibidos de participar dos Jogos. A lista definitiva da Rússia tem desfalques de peso. As principais ausências são: o patinador Viktor Ahn, seis vezes campeão olímpico em pista curta, o campeão olímpico de biatlo Anton Shipulin e o esquiador cross country Sergey Ustiugov.
Vale lembrar que a Rússia foi banida dos Jogos de Inverno de 2018 após a descoberta de um esquema de doping sistemático patrocinado pelo Governo. Em Sochi 2014, os russos perderam a primeira colocação no quadro de medalhas, ao terem diversos pódios cassados por doping.
Mesmo com a punição, o COI permitiu que atletas da Rússia disputassem a Olimpíada desde que não usem as cores e a bandeira do país. Eles usarão um uniforme neutro. Em caso de vitória, o hino nacional não será executado e o país não aparecerá no quadro de medalhas.
Além disso, a participação restrita foi condicionada apenas a atletas que nunca estiveram em listas de doping, entre outros quesitos.
- Matéria
- Mais Notícias