COI anuncia novos casos de doping e medalhas de Pequim serão revistas

Comitê declarou que seis atletas tiveram acesso a substâncias não autorizadas durante os Jogos de 2008.  Russas perderam medalhas, enquanto armênio terá situação reavaliada

Rússia agora espera decisão do COI para saber se poderá contar com boxeadores
COI anuncia mais seis casos de doping no atletismo e no levantamento de peso (Foto: Andrej Isakovic/AFP)

Escrito por

Novos casos de doping foram confirmados nesta quarta-feira pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Desta vez, seis atletas foram acusados de terem se beneficiado do uso de substâncias não autorizadas durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. 

A entidade afirma que os atletas pertencem às modalidades de levantamento de peso e atletismo. A russa Nadezda Evstyukhina foi desclassificada por uso de EPO. O curioso é que ela já tinha herdado a medalha de prata por conta de casos de doping de suas concorrentes.

Sua compatriota, Marina Shainova, também perdeu uma medalha de prata. Neste caso, a substância encontrada na reanálise foi Turinabol. Ainda, pela mesma modalidade,  Alexandre Dudoglo, da Moldávia, e Intigam Zairov, do Azerbaijão, foram desclassificados. Na mesma Olimpíada, o armênio Tigran Martirosyan, bronze na categoria até 69kg, foi outro que teve uma reanálise positiva de doping. 

Além dos casos  do levantamento de peso, o COI confirmou um teste positivo no atletismo, com a atleta Tatyana Firofova, do revezamento 4x400m da Rússia. Ela havia ficado com a prata, mas também foi pega com Turinabol. Além da medalha, a atleta perdeu a quinta posição obtida nos 400m rasos.

No comunicado do COI, a entidade pede ao Comitê Olímpico da Rússia e da Armênia que as medalhas sejam devolvidas. No entanto,  ainda não foi confirmado como será a realocação de posições dos atletas que perderam suas láureas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter