Ciclismo: Maíra Catenacci e Guilherme Couto vencem L’Étape Brasil em Cunha

Atletas são dominantes no percurso completo da prova que retornou este ano à cidade do interior paulista<br>

ciclismo l'etape
Ciclistas celebram durante percurso do L'Étape em Cunha (Caio Souza Fotos/On Board Sports)

Escrito por

O retorno do L'Étape a Cunha, primeira cidade brasileira a viver a experiência do Tour de France, teve tom de superação neste domingo. Maíra Catenacci e Guilherme Couto enfrentaram as subidas e curvas do percurso mais desafiador do calendário no país e dominaram a disputa na distância completa dos 110 quilômetros e 2.870 metros de altimetria. A maior prova de ciclismo amador da América Latina também contou com o percurso menor, de 54 quilômetros e 1.400 metros de altimetria, para os 1200 ciclistas inscritos.

Cunha recebeu o L'Étape por três anos consecutivos, entre 2015 e 2017. Com o retorno, os participantes contaram com a mesma excelência e uma organização ainda mais experiente e alinhada com a matriz francesa. Os atletas foram divididos em cinco pelotões próximos ao portal da cidade, com largadas consecutivas pontualmente a partir das 7 horas, sob um calor que chegou a 29 graus.

+ Expulso do BBB 23, Cara de Sapato volta aos treinos: 'Quero lutar logo'

Campeão geral masculino dos 110 km, Guilherme do Couto completou a prova em 3h26min39s. Atleta da equipe Lamaglia Bike Padrão, o mineiro de Pouso Alegre veio a Cunha determinado a mudar a sua história com a prova.

Administrando o ritmo durante todo o percurso e se mantendo na liderança do primeiro pelotão, Guilherme deu uma arrancada na subida final e se distanciou dos adversários. Caio Ormenese foi o segundo colocado, com 3h27min04, e Euler Rabello completou o pódio, com 3h27min12.

- Eu sou amador mas extremamente dedicado. Já bati muito na trave no L'Étape, essa vitória é muito importante para mim. Sabia que minha hora ia chegar. O percurso é lindo, duro, do jeito que tem que ser, perfeito - comentou o campeão da prova.

Na prova feminina, Maíra Catenacci foi a grande campeã, com a marca de 4h08min20. Ela chegou quase dois minutos à frente de Juliana Cipriano, segunda colocada, com 4h09min52. Marina Boite ficou com o terceiro lugar, com 4h16min45.

- É uma prova que eu sabia que seria muito dura. As meninas que largaram são espetaculares, começaram muito forte. Eu fui administrando, guardando pro final. Quero agradecer os meninos que me deram água no percurso. Acabou minha água no meio do caminho, deu câibra. Esse é um percurso muito lindo, desafiador, vale a pena para quem quer sair da zona de conforto - celebrou.

A organização do evento já confirmou a realização da prova para o próximo ano. As inscrições para a próxima edição do L’Étape estão abertas no site do evento.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter