Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBDS realiza Campeonato Brasileiro de Atletismo e Natação de Surdos em São Paulo

Evento da CBDS reuniu surdoatletas de todo o Brasil no último fim de semana<br>

Guilherme Maia é um fenômeno da natação (Divulgação/CBDS)
Escrito por

No último fim de semana, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) promoveu, em São Paulo, o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo e Natação de Surdos 2022.

+ Seleção estreia hoje camisa da Copa: lembre todas as camisas do Brasil em Mundiais

O evento, realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires (COTP), no Ibirapuera, reuniu cerca de 45 surdoatletas das duas modalidades, vindos de todo o país, nas categorias feminino e masculino.

O campeonato serviu de seletiva para dois torneios internacionais, que serão realizados em 2023. A presidente da CBDS, Diana Kyosen, deu detalhes do regulamento.

– Os melhores colocados se classificaram para o Mundial de Atletismo Indoor para Surdos, que acontecerá em março do ano que vem, na Polônia, e para o Mundial de Natação, que será realizado em agosto, na Argentina – ela explicou.

+ Festival Paralímpico acontece no sábado com mais de 10 mil crianças em todas as regiões do país

Um dos classificados para o Mundial de Atletismo Indoor para Surdos, o atleta Romailson Santana é uma das promessas do Brasil no desporto de surdos e conquistou três medalhas de ouro nas provas dos 400m, 800m e 1500m rasos.

– Estou muito feliz de ter conquistado três ouros e, é claro, o índice para participar do mundial, no ano que vem, na Polônia – ele comemorou.

Maior medalhista no surdodesporto e único atleta brasileiro a ter conquistado medalha de ouro em Deaflympics, o nadador Guilherme Maia foi o maior destaque do evento, em São Paulo. Nas piscinas, ele conquistou 14 medalhas de ouro e fez mais uma vez história na piscina do COTP.

Guilherme conquistou cinco medalhas de ouro nas categorias nado livre 50m, 100m, 200m e 400m; três ouros na categoria nado borboleta 50m, 100m e 200m; três ouros no nado costas 50m, 100m e 200m; três ouros no nado peito 50m, 100m e 200m; e um ouro na categoria medley 200m.

Com isso, ele garantiu vaga para o Mundial de Natação, que será realizado na Argentina, em agosto de 2023.

– Ser o recordista mundial, olímpico, dos 200m livre foi um sonho desde menino. Trabalhei duro todos esses anos e hoje agradeço a todos que fizeram e fazem parte dele! Em especial, dedico à minha mãe Andrea Fiore Maia porque sem ela nada teria se concretizado – declarou o atleta.