Campeão olímpico, Rogério Sampaio se retira do Ministério do Esporte

Ex-judoca, que comandava a Secretaria Nacional de Alto Rendimento, pede demissão por motivos pessoais. Ele era cotado para ser o novo ministro, no lugar de Leonardo Picciani

Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, ao lado do secretário de Alto Rendimento, Rogério Sampaio (Foto: Francisco Medeiros/ME)
Leonardo Picciani, ao lado do então secretário de Alto Rendimento, Rogério Sampaio (Foto: Francisco Medeiros/ME)

Escrito por

Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, o ex-judoca Rogério Sampaio comunicou nesta quarta-feira seu pedido de demissão do cargo de Secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte. Ele alegou motivos pessoais.

O ex-atleta era um dos mais cotados para ser ministro no lugar de Leonardo Picciani, que entregou o cargo em abril para poder concorrer à reeleição como deputado federal pelo MDB. Após uma reviravolta, Leandro Cruz, então Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, ganhou força e foi empossado. Outro nome que chegou a ser considerado foi de Fernando Avelino, secretário-executivo do Ministério.

– Tive o prazer de ser colega de Rogério no Ministério. Ele conta com o respeito de toda a comunidade esportiva e realizou um ótimo trabalho. Desejo a ele muita sorte nos novos desafios – disse Cruz.

Sampaio chegou ao governo a convite de Picciani. Em julho de 2016, assumiu o comando da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), pouco antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016. À frente da ABCD, ficou marcado pela criação do Tribunal de Justiça Antidopagem, por conseguir recuperar a condição de conformidade do Brasil na Agência Mundial Antidoping (WADA) e pelo início dos testes fora de competição no futebol brasileiro.

Em 2017, ele assumiu a função de secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento. A ampliação da participação dos atletas no processo decisório das entidades esportivas foi uma de suas principais marcas. Também presidiu comissão formada no Conselho Nacional do Esporte (CNE) que discutiu o Plano Nacional do Desporto, enviado por Picciani ao Congresso Nacional.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter