menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Campeão olímpico ajuda equipe brasileira na Transat Jacques Vabre

Eduardo Penido teve um papel fundamental na preparação do barco brasileiro Mussulo 40 Team Angola Cables para a regata, que começa no próximo domingo

Campeão olímpico ajuda equipe brasileira na Transat Jacques Vabre
imagem cameraO campeão olímpico Eduardo Penido teve um papel fundamental na preparação do barco brasileiro Mussulo 40 Team Angola Cables para a regata Transat Jacques Vabre (Divulgação)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 02/11/2017
14:28

  • Matéria
  • Mais Notícias

O campeão olímpico Eduardo Penido teve um papel fundamental na preparação do barco brasileiro Mussulo 40 Team Angola Cables para a regata Transat Jacques Vabre, que começa no domingo (5), em Le Havre, na França.

Ouro em Moscou-1980, o velejador ministrou clínicas com a dupla em Ilhabela (SP) no ano passado e passou algumas dicas de como encarar o percurso em dupla e macetes do veleiro, que é pouco utilizado no Brasil. As 38 equipes inscritas na maior regata transatlântica do mundo vão enfrentar 8 mil quilômetros até o destino final, que é Salvador, na Bahia.

Eduardo disputou a Transat Jacques Vabre na edição passada a bordo de um Class40, mesmo modelo de barco que será utilizado por José Guilherme Caldas e Leonardo Chicourel na campanha de 2017.

- Foi muito enriquecedor! As dicas do Edu Penido nos ajudaram a conhecer melhor os limites do barco e saber qual a melhor situação para usar as velas. De certa forma, o Class40 é fácil de velejar em situações extremas, coisas que barcos de regatas de barla-sota não tem. É um barco rápido, seguro e sólido. Estamos sempre com o controle dele - disse o baiano Leonardo Chicourel.

Leonardo e José Guilherme pegaram bem o jeito do barco e já obtiveram resultados expressivos, como o recorde da tradicional CapeTown Rio em janeiro de 2017.

Em 2015, Eduardo Penido e Renato Araújo fizeram história ao se tornarem a primeira dupla brasileira na história da Transat Jacques Vabre. Os velejadores correram a bordo do Zetra, um Class40 como o Mussulo.

- Acredito que a principal dificuldade que eles vão enfrentar na regata é suportar o frio, a fome, a umidade e as tempestades…mas acima de tudo, vão ter muita, mais muita alegria e emoção no final - disse Eduardo Penido.

O Zetra fez o percurso de 10 mil quilômetros entre Le Havre, na França, e Itajaí, em Santa Catarina, em 28 dias, 10 horas e 37 minutos, e encerrou sua participação na sexta colocação da categoria Class40.

A Transat Jacques Vabre tem quatro classes em disputa: IMOCA, Ultime, Multi50 e Class40.

continua após a publicidade
  • Matéria
  • Mais Notícias