Logo Lance! Betting

Campeã olímpica, Ana Marcela Cunha se recupera de cirurgia e está pronta para voltar a competir

Referência das maratonas aquáticas do Brasil e do mundo, atleta terminou a temporada passada invicta

unnamed-5-aspect-ratio-512-320
Ana Marcela Cunha se sagrou campeã olímpica em Tóquio 2020 (Divulgação/COB)

Escrito por

Pouco mais de cinco meses após operar o ombro esquerdo, a campeã olímpica Ana Marcela Cunha já tem data para voltar a competir. Será no dia 8 de maio, na etapa do Egito da Copa do Mundo de Águas Abertas. Aos 31 anos, essa foi sua primeira grande cirurgia na carreira. Neste processo de muita disciplina, resiliência e dedicação, contou com o suporte total do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e seus profissionais multidisciplinares. 

- Desde o primeiro dia pós-cirurgia sempre me foi passada muita tranquilidade por toda a equipe. O tempo é recorde sim, mas para quem está acostumada a competir todos os meses e tantos treinos que vínhamos fazendo, é um tempo longo, de espera. Para o atleta de alto rendimento, sempre vai gerar um pouco de dúvidas, mas o mais importante de tudo, de todos os retornos que tive, é estar sem dor para voltar a rodar o que estava acostumada, treinar com intensidade e volume. Retornar aos treinos sem adaptações faz a gente ter muita convicção do trabalho nessa reta final para voltar a competir - afirmou.

+ Ana Marcela Cunha casa com preparadora física e se declara: ‘Te amo’

Ao longo da temporada 2022 a nadadora conviveu com muitas dores. Mesmo assim, subiu ao pódio nas 11 provas que disputou. Em algumas ocasiões, não conseguia levantar o braço após nadar. Mesmo com os sinais do corpo, ela controlou carga e intensidade e terminou o ano com o sexto título do Circuito Mundial da modalidade. 

- O planejamento foi feito à várias mãos, em conjunto. Analisando o calendário 2023, vimos que cabia realizar a cirurgia naquele momento sem prejuízos para a atleta e foi o que aconteceu. O que a gente não esperava era uma recuperação tão boa. E a dela foi melhor do que o esperado em todos os sentidos - disse o treinador Fernando Possenti.

O cronograma elaborado por Possenti reservou um momento para que Ana Marcela e Juliana se casassem. A lua de mel, porém, será só em novembro, ao fim da temporada de competições. A esposa de Ana Marcela também atuou como ouvinte, conselheira e motivadora nos períodos de maior dificuldade da recuperação.

Foram 12 semanas desde a cirurgia até que Ana Marcela caísse na piscina novamente para exercícios leves. A previsão para voltar a nadar era de 16 semanas, que foram reduzidas para 14 pela evolução do tratamento. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter