Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bronze no Rio, Maicon Andrade leva ouro inédito para o Brasil na Bulgária

Em Sofia, atleta garante o primeiro título do país em um Grand Prix mundial de taekwondo

Maicon Andrade conquistou ouro histórico para o Brasil na Bulgária (Foto: Divulgação/CBTKD)
Escrito por

O brasileiro Maicon Andrade conquistou a primeira medalha de ouro do país em Grands Prix de taekwondo, na etapa de Sofia, na Bulgária, no último sábado. Após cinco combates, o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Rio-2016 levou o título da categoria acima de 80kg e garantiu a décima medalha do Brasil na história do torneio. O país ainda foi ao pódio na categoria até 80kg, com o bronze de Ícaro Miguel, neste domingo.

– Estou muito feliz com mais esse sonho realizado. Trabalhei muito para representar bem aqui e, graças a Deus, consegui trazer essa medalha tão esperada. A competição é muito importante, uma das mais difíceis, com os melhores do mundo, e que trabalhamos dura para alcançar este resultado. Saí de casa há três semanas e conquistei o título do Canadá Open, a prata no Presidentes Cup e agora esse ouro inédito. Saio bem satisfeito e agora é continuar trabalhando para ir bem no GP final. Darei um salto muito grande nos rankings – analisou Maicon.

Até chegar ao título, Maicon enfrentou fortes adversários. Na decisão, encarou Kyo Don In, da Coreia do Sul, e levou a melhor, por 4 a 3. Os primeiros pontos vieram no segundo round em que o brasileiro fechou na frente, por 2 a 1. Na semifinal encarou o medalhista mundial Ivan Sapina, da Croácia, e esteve a frente durante todo o combate. O placar foi de 18 a 12.

– Embarquei em busca de 70 pontos, conquistei 65 e ainda trouxe este título tão importante para o taekwondo do Brasil. Espero conquistar a vaga pelo ranking olímpico torço para que os outros atletas também alcance as vagas pelos rankings porque temos totais condições – completou o atleta.

Maicon garantiu 40 pontos nos rankings mundial e olímpico, e a vaga para o Grand Prix Final, na China em dezembro, competição que conta com pontuação dobrada.

– Montamos uma estrategia muito boa, para cada adversário, eu e o meu treinador Rafael, que infelizmente não pode vir. Agradeço ao Diego (treinador da Seleção Brasileira) que me ajudou muito e "sentou" comigo, com orientações e cartões. Saí de casa em busca de bons resultados nas competições internacionais, cada luta foi um passo importante e agora volto ainda mais motivado – disse Maicon.