Brasileiro faz 10s02 e fica mais perto de bater marca histórica nos 100m

Paulo André de Oliveira melhora seu desempenho na prova na final do Troféu Brasil e dá nova demonstração de que poderá ser o primeiro atleta do país a correr abaixo dos 10s

Paulo André defende o Pinheiros (Foto: Divulgação)
Paulo André correu debaixo de chuva e conseguiu marca importante no Troféu Brasil (Foto: Divulgação)

Escrito por

O brasileiro Paulo André de Oliveira conseguiu mais um resultado histórico para o atletismo nacional e mostrou que pode ir mais longe. Nesta sexta-feira, ele cravou 10s02, venceu o Troféu Brasil, em Bragança Paulista (SP), e intensificou as esperanças do país de ter um velocista correndo abaixo dos 10s na disputa, o que seria um feito inédito. Até hoje, o recorde do Brasil pertence a Robson Conceição, que fez 10s no Meeting de Madri (ESP), em 1988.

Em agosto, o LANCE! contou a história do garoto, que mostrou nos últimos dois anos uma ascensão acima da média. Em 2018, Paulo já havia conseguido 10s06, na capital espanhola.

Depois de correr 10s03 na semifinal da prova, o atleta do Pinheiros obteve resultado ainda melhor na decisão, mesmo com chuva. Jorge Henrique da Costa Vides, do mesmo clube, ficou em segundo lugar, com 10s17. Derick Silva completou o pódio.

– Estou concentrado e quero fazer sempre o melhor. Fiquei muito feliz com os 10s03 da semifinal, mas não relaxei e corri os 10s02 na final – disse Paulo.

No lançamento de martelo feminino, Mariana Marcelino, da Orcampi, ficou com o ouro ao fazer 65,28 m. Já nos 1.500 m, a vitória ficou com Altobeli Santos da Silva, do Pinheiros, com 3min44s30.

Vitória Rosa (Orcampi Unimed) conquistou a medalha de ouro nos 100m. Ela venceu com 11s18. Rosangela Santos (Pinheiros) ficou com a prata, com 11s25, e Franciela Krasucki (Pinheiros), com o bronze, com 11s51.

Na premiação, Ana Cláudia Lemos e Evelyn Santos receberam das mãos de Rosangela réplicas da medalha de bronze ganha pelo revezamento 4x100m na Olimpíada de Pequim-2008, após a Rússia perder o resultado por doping.

As quatro titulares – Rosangela, Rosemar Coelho Neto, Lucimar Moura e Thaissa Presti – receberam as medalhas enviadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). As medalhistas se juntaram para fazer as réplicas para reservas Ana Cláudia e Evelyn.

Neste sábado, acontecerão as finais do arremesso de peso, lançamento de disco, 800 m rasos (feminino), salto triplo, 400 m rasos, 3.000 m com obstáculos e lançamento de dardo (feminino). O torneio vai até domingo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter