Brasil tem estreia de fogo na segunda fase das Eliminatórias do basquete

Em Montreal, brazucas, na luta por vaga para o Mundial e Tóquio-2020, pegam o Canadá

De volta à seleção, Leandrinho lamenta desfalques, aposta na molecada e mira os Jogos de Tóquio: "A seleção sempre foi minha prioridade"
Leandrinho é uma das atrações do Brasil (Foto: Divulgação/CBB)

Escrito por

A Seleção Brasileira masculina de basquete inicia nesta quinta-feira, às 20h15 (de Brasília), em Montreal, contra o anfitrião Canadá, a disputa da segunda fase de classificação para o Mundial e que também define os representantes das Américas nos Jogos de Tóquio. O duelo terá transmissão da SporTV2.

Entenda a fórmula
Esta segunda fase distribui sete vagas para o Mundial e os Jogos Olímpicos. A situação é a seguinte: o Brasil integra o Grupo F ao lado de Canadá, República Dominicana, Ilhas Virgens, Venezuela e Chile. O Grupo E conta com EUA, Argentina, Porto Rico, México, Uruguai e Panamá. Os três primeiros de cada grupo e o quarto colocado de melhor campanha avançam para o Mundial e se qualificam para Tóquio. Quem sobrar está fora das duas competições.

Brasil é o 2º
Detalhe importante: o Brasil carrega os resultados contra Chile e Venezuela na primeira fase (derrota para venezuelanos e vitória sobre os chilenos) e não enfrentam estes rivais.

Os jogos
Nesta primeira etapa, no Canadá, o Brasil joga hoje contra os anfitriões e, no domingo, contra as Ilhas Virgens. Nos dias 30/11 e 3/12, os jogos contra República Dominicana e Canadá serão no Brasil; a terceira etapa será em 21 e 24/2/2019, nas Ilhas Virgens, contra dominicanos e os anfitriões.

Favoritismo
O Canadá, com cinco jogadores que atuam na NBA é a maior força deste grupo. O Brasil corre por fora.

Como está o Brasil
A Seleção é treinada pelo croata Aleksandar Petrovic, que aposta em veteranos conhecidos (como Huertas, Leandrinho, Varejão) e no pivô Augusto Lima (do Cedevita/ITA) como o número 5.

– Petrovic pediu principalmente para que eu coloque em prática a marcação forte e que dê energia para o time. Sabemos da qualidade do Canadá, que terá vários jogadores da NBA, mas o jogo é ganho dentro de quadra – disse Lima.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter