Logo Lance! Betting

Atletas do karatê fazem bateria de exames no Laboratório Olímpico

Seleção Brasileira de Karatê se prepara para a disputa do Mundial da Espanha. Atletas seguem na busca pela classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020<br>

Atletas do karatê fazem bateria de exames no Laboratório Olímpico
Atletas do karatê fazem bateria de exames no Laboratório Olímpico (Foto: Divulgação/Christian Dawes/COB)

Escrito por

Os atletas da Seleção Brasileira de karatê fizeram uma bateria de testes e avaliações no Laboratório Olímpico do COB, entre segunda e terça-feira. Os exames visam avaliar a equipe e fazer os ajustes necessários para a preparação física dos atletas, que iniciarão a busca por vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio e a disputa do Mundial da Espanha, em novembro. Em 2020, o karatê, assim como o skate, o surfe e a escalada, vai estrear no programa olímpico.

Valéria Kumizaki, Vinícius Figueira, Hernani Veríssimo, Kaique Rodrigues, Stephani Trevisan e Isabela Santos passaram os dois dias realizando um protocolo de testes já pré-definidos pela comissão técnica da Confederação Brasileira de Karatê. Os testes também foram definidos pela equipe do Laboratório Olímpico, que levou em consideração as atuais condições físicas e histórico de saúde dos atletas, além das características da modalidade.

Medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, de prata no Rio 2007 e bronze em Guadalajara 2011, a paulista Valéria Kumizaki se mostrou empolgada com a oportunidade de realizar os testes no COB antes de iniciar a maratona de competições em busca da vaga olímpica:

— A gente já realiza vários exames, mas nada comparado ao que estamos fazendo aqui no laboratório do COB. Com certeza vai nos ajudar muito na preparação para o Mundial e também na disputa pela vaga olímpica — declarou a atleta, que também foi vice-campeã mundial em 2016, medalhista de ouro nos Jogos Mundiais de Karatê de 2017 e porta-bandeira do Time Brasil nos Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018.

Hernani, que junto com Valéria e Vinícius, já está classificado para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019, também falou sobre a bateria de exames realizada:

— Achei alguns exames muito interessantes porque deu para perceber que eles são específicos para o karatê. Desta forma, será mais fácil chegar ao auge da minha forma física — disse o atleta.

Sobre o Laboratório Olímpico

Parte integrante do Centro de Treinamento Time Brasil, o Laboratório Olímpico do Comitê Olímpico do Brasil está à disposição dos principais atletas do país e suas respectivas Confederações Brasileiras Olímpicas. Instalado em área de aproximadamente 1.700m2 no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, o laboratório conta com uma série de equipamentos de última geração, colocando a tecnologia a serviço do esporte.

O Laboratório Olímpico foi criado para auxiliar na melhoria do desempenho dos atletas brasileiros a partir do suporte científico às modalidades olímpicas e da pesquisa e desenvolvimento no esporte. O laboratório fornece dados científicos para que o treinador tome melhores decisões na elaboração do programa de treinamento dos atletas, diminuindo o risco de lesões, aumentando a qualidade desse treinamento e possibilitando a melhoria dos resultados nas quadras, piscinas, pistas e ginásios.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter