Após Rio-2016, Daniel Dias retorna às competições

Multimedalhista inicia trajetória rumo a Tóquio-2020 nesta sexta-feira, no Open Internacional de Atletismo e Natação

Daniel Dias, nove pódios no Rio
Daniel Dias subiu nove vezes no pódio da Rio-2016 (Foto: Cleber Mendes / Lancepress!)

Escrito por

Começa nesta sexta-feira, em São Paulo, o Open Internacional de Atletismo e Natação. A competição será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro e contará com as principais estrelas brasileiras das duas modalidades, além de atletas de mais sete países (Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, México, Peru e Gana). Serão 316 atletas disputando medalhas nos três dias de competição.

De volta às competições internacionais depois dos Jogos Paralímpicos Rio-2016, o multimedalhista Daniel Dias é uma das principais estrelas brasileiras do evento. O brasileiro levou nove medalhas na Cidade Maravilhosa (quatro de ouro, três de prata e duas de bronze) e já pensa no próximo grande desafio na carreira: o Mundial da modalidade, em setembro, na Cidade do México.

- Parece até que estou velho quando falo em ir ao quinto Mundial, mas com certeza ainda existe a ansiedade de fazer o índice e garantir a vaga - contou o atleta de 28 anos, que tentará alcançar marcas estabelecidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro durante o Open.

Neste começo do ciclo Tóquio-2020, que inclui dois Mundiais (2017 e 2019), um Parapan, em Lima-2019, além de competições internacionais do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) e etapas do Circuito Nacional, Daniel planeja fazer diferente do que fez nos últimos anos. O multimedalhista pretende fechar o foco nas disputas de livre e costas.

- Desde que terminei minha última prova no Rio-2016, que foi exaustivo, decidi nadar apenas provas de nado livre e costas e os revezamentos que o Brasil estiver classificado. Mas ainda assim estamos falando de seis ou sete provas. Entendemos que se conseguirmos focar em cada estilo no ciclo, podemos chegar em Tóquio muito forte - analisa o maior medalhista paralímpico brasileiro.

O Open Internacional de Atletismo e Natação ganhou maior importância neste ano por anteceder aos Mundiais das duas modalidades. Enquanto o de atletismo será em julho, em Londres, o de natação será em setembro, na Cidade do México. Tendo isso em vista, o Open será uma das oportunidades para os atletas tentarem obter os índices mínimos para integrar as Seleções do país.

No atletismo, 146 competidores entre os 181 inscritos são brasileiros. Entre os inscritos estão os maiores nomes da modalidade na atualidade, como Petrúcio Ferreira, Yohansson Nascimento, Terezinha Guilhermina e Lorena Spoladore, Alessandro Silva. Para eles, esta é uma das duas chances de alcançar o índice para o Mundial. A outra chance será em junho, durante o Circuito Nacional, também em São Paulo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter