Andrew Parsons é indicado para ser um dos novos nove membros do COI

Brasileiro, que preside o Comitê Paralímpico Internacional, teve o nome aprovado pelo Conselho da entidade e será nomeado em outubro, nos Jogos Olímpicos da Juventude 

Andrew Parsons canta o Hino Nacional com Daniel Dias no Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos.
Andrew Parsons atuou nos Jogos Rio-2016 como vice do IPC (Foto: Cleber Mendes/MPIX/CPB)

Escrito por

O brasileiro Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), foi indicado nesta sexta-feira pelo Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) como um dos novos nove membros da entidade máxima dos esportes olímpicos. Ele será nomeado  na próxima sessão do COI, em outubro, durante os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires (ARG).

Parsons, de 41 anos, foi eleito para o comando do IPC em setembro de 2017 e fortaleceu o relacionamento com o COI. Nos seus primeiros seis meses, assinou um acordo de longo prazo com o órgão até 2032, que aprofunda a cooperação existente entre as duas organizações e proporciona ao Movimento Paralímpico uma maior estabilidade.

– É uma enorme honra ser indicado pelo Conselho Executivo do COI para ser membro. Embora esta seja uma associação individual, eu realmente acredito que esta é mais uma prova da crescente colaboração e relacionamento entre o COI e o IPC. Trabalhando juntos, podemos fazer mais para aumentar o esporte em todo o mundo e usar o esporte como um catalisador para a mudança social. Temos um futuro excitante trabalhando juntos – disse Parsons.

Os outros nomes aprovados foram Daina Gudzineviciute, presidente do Comitê Olímpico da Lituânia, Felicite Rwemarika, vice-presidente do Comitê Olímpico de Ruanda, Camilo Pérez Moreira, presidente do Comitê Olímpico Paraguaio, Giovani Malago, presidente do Comitê Olímpico Italiano, Samira Asghari, do Afeganistão, William Frederick Blick, presidente do Comitê Olímpico de Uganda, Prince Jigyel Wangchuck, presidente do Comitê Olímpico do Butão, e Morinari Watanabe, presidente da Federação Internacional de Ginástica (FIG).

Segundo a entidade, todos os foram examinados pela Comissão de Ética, que fez verificações de integridade. Com a aprovação dos novos integrantes, o COI terá uma aumento no número de membros de 97 para 106.

– Em consonância com as recomendações da Agenda Olímpica de 2020, o COI visa constantemente uma sociedade mais diversa e inclusiva. O Movimento Olímpico poderá se beneficiar significativamente da experiência desses nove candidatos que propusemos para a próxima sessão. Seu extenso conhecimento do movimento desportivo irá adicionar força e experiência extra para o colégio universal dos membros – disse o alemão Thomas Bach, presidente do COI.

Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Parsons nasceu em 10 de fevereiro de 1977. Ele presidiu o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) por oito anos, foi vice-presidente do IPC, membro do Conselho Executivo do IPC, da Comissão de Rádio e Televisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) e das Comissões da Coordenação dos Jogos de Tóquio-2020 e do Canal Olímpico, ambas do COI.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter