Gracie Barra faturou o título do GP master entre equipes, vencendo a Nova União na final (Foto: Jadirub)

Gracie Barra faturou o título do GP master entre equipes, vencendo a Nova União na final (Foto: Jadirub)

TATAME
23/11/2021
12:21
Rio de Janeiro (RJ)

No último fim de semana, sábado (20) e domingo (21), foi dado o pontapé inicial para temporada 2021/2022 do Circuito Rio Mineirinho de Jiu-Jitsu, a 15ª na história. O Rio International Cup, disputado no Velódromo do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, superou as expectativas e contou com um alto nível. O grande destaque da competição foi o GP Rio Master Black Belt entre as equipes, que teve premiação em dinheiro. O título ficou com a Gracie Barra. O vice foi para a Nova União, com o terceiro lugar sendo dividido entre os times da CheckMat e Pitbull.

Já nas competições da faixa-preta adulto, dois destaques faturam o ouro duplo. Marcos Junior, da GFTeam, brilhou no peso-pesado e também no absoluto dos pesados. Já no peso-leve e na disputa do absoluto dos leves, quem deu seu show foi Gledson Silva, da equipe Vento Jiu-Jitsu. Nas competições femininas, teve apenas uma categoria, onde Denise Macedo foi a campeã.

Vale destacar que a FJJD-Rio premiou os campeões desta etapa na faixa-preta adulto (masculino e feminino) com o Passaporte Mineirinho – que dá isenção nas inscrições de todas as etapas da temporada 2021/2022. No entanto, o campeão precisará ter feito mais de duas lutas durante essa primeira etapa. Outras faixas serão contempladas nos próximos eventos da FJJD-Rio e da CBJJD.

No master também grandes nomes brilharam no Rio International Cup. Anderson Silva, da Double Five, levou o ouro no absoluto dos pesados e o bronze na divisão, assim como Mateus Vieira, da Gracie Barra, que foi campeão no peso-aberto dos leves e terceiro na divisão. O evento ainda marcou a entrega das premiações da última temporada, as passagens internacionais para os Estados Unidos e Espanha. Ao todo, foram oito premiações – sendo que nos 14 anos de ranking, são mais de 140 passagens internacionais distribuídas pelo Circuito Rio Mineirinho.

Os pontos do Rio International Cup já estão valendo para o ranking 2021/2022. Serão distribuídos aos vencedores, ao fim da temporada, passagens para o World Pro, em Abu Dhabi, e as etapas de Miami e Londres do Grand Slam da AJP. Além disso, terá também para Pan Kids Na Califórnia (EUA). Pelo segundo ano seguido, o seminário no Summer Camp BJJ, na Espanha. Neste ano terá também uma reserva em um Hotel Fazenda. Vale destacar que em cada etapa terá premiação em dinheiro aos campeões do absoluto, com valores iguais no feminino e masculino.

Rogério Gavazza agradeceu o apoio da Secretaria Especial do Esporte, através do secretário Marcelo Magalhães, pela realização de todas as etapas da temporada 20/21 e para a próxima temporada que iniciou com o Rio International Cup. O evento contou com as presenças ilustres do Diretor do Departamento de Esportes de Base e de Alto Rendimento da Secretaria Especial do Esporte, Sr.Luis Roberto de Moraes Duarte, do Secretário e Subsecretário Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Sr. Gutemberg Fonseca e Fabrício Repsold, respectivamente.