twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

As linhas de negócios da NBA no Brasil e o foco na experiência do fã

Com 46 milhões de fãs, liga de basquete amplia lista de patrocinadores e lojas físicas no país

megaloja-nba-morumbi-town-aspect-ratio-512-320

NBA tem 24 lojas físicas espalhadas pelo Brasil (Foto: Divulgação/NBA)

Lance! - 13/06/2023 - 10:05

Lance! - 13/06/2023 - 10:05

A NBA 2022/23 chegou ao fim nesta segunda-feira com o título do Denver Nuggets em cima do Miami Heat. Fora das quadras, a liga celebra o encerramento de mais uma temporada bem-sucedida do ponto de vista dos negócios, especialmente no Brasil.

Destaques:

- Head da NBA no país, Rodrigo Vicentini detalha ao Lance! as linhas de negócios da liga;

- Além dos direitos de transmissão, NBA se destaca pelo número de patrocinadores e lojas físicas no país;

- Todas as frentes da NBA no país têm uma característica comum: focar na experiência do fã.

- A gente tem três frentes de negócio. A primeira é a parte de direitos, ou seja, achar aqui no mercado brasileiro os parceiros ideais para distribuir o nosso conteúdo (nossos jogos ao vivo, os nossos highlights, séries específicas, etc). Apesar da gente ser uma liga de basquete, no fim do dia a gente é uma empresa de conteúdo e de mídia - explica Rodrigo Vicentini, antes de completar:

- A segunda frente seria a parte de patrocínio, onde a gente acha parceiros locais para nos ajudar a contar a história. E a gente tem uma terceira linha de negócios, que é a parte de licenciamento e varejo. Essa é uma área que cuida do nosso plano de expansão de lojas, dos parceiros licenciados que podem produzir a usar nossa marca para fazer sua linha de produto e a parte de collabs.

Rodrigo Vicentini, head da NBA no Brasil

Rodrigo Vicentini é o head da NBA no Brasil (Foto: Marcello Zambrano/Divulgação)

Estratégia multiplataforma com direitos de TV

A primeira linha de negócios da NBA no Brasil é a venda dos direitos de transmissão. Para esta temporada, a liga tinha três acordos válidos, incluindo um com a Budweiser, que repassou os direitos para diferentes plataformas de mídia. De forma geral, os jogos da liga puderam ser vistos na TV aberta, TV fechada e na internet, em streamings pagos ou gratuitos.

+ O impacto da contratação de Messi nos negócios do Inter Miami e da MLS

- A gente investiu muito nos últimos anos em um conceito de multiplataforma. A gente decidiu inundar o mercado brasileiro com os nossos conteúdos, principalmente com os nossos jogos ao vivo, de forma que o povo brasileiro consiga escolher onde ele quer ver o jogo, quem está narrando, qual aparelho que ele usa e por aí vai. A parte interessante é que isso ajudou a trazer ainda mais pessoas para perto e a gente conseguiu aumentar o bolo, o que é bom para todo mundo porque acaba aumentando as audiências de todos os meios.  

Vicentini não confirmou, mas divisão dos direitos sofrerá mudanças para a próxima temporada. O parceria entre NBA e Budweiser chegou ao fim após dois anos, e os jogos da liga deixarão de ser transmitidos no TNT Sports e no Sportv, por exemplo. O pacote será assumido pela Amazon, que irá pagar mais para aumentar a oferta no Prime Video. Ainda há negociações para a Band seguir com direitos na TV aberta.

- O que eu posso te falar com extrema tranquilidade é que os fãs vão se deliciar com o que a gente está preparando para as próximas temporadas na questão de distribuição de jogos. Acho que a marca nunca teve um momento tão bom como a gente vê hoje. A gente pode garantir para os fãs que a gente vai realmente entregar o melhor basquete do mundo numa maneira ainda melhor do que dessa temporada - disse Rodrigo Vicentini, sobre as novidades nos direitos de transmissão.

Denver Nuggets salários jogadores

Denver Nuggets conquistou a NBA 2022/23 (Foto: JOE MURPHY/AFP)

Patrocinadores globais e nacionais 

Outra frente de negócios da NBA é a comercialização de patrocínio. Atualmente, a liga conta com 19 patrocinadores no país - uma lista que inclui marcas parcerias globais e nacionais. Os valores dos acordos são mantidos em sigilo, mas Vicentini destaca a possibilidade que as empresas têm ao se associar com uma liga que tem 46 milhões de fãs no Brasil.

- Como a gente enxerga o valor dessa base de fãs? Pela quantidade de parceiros que a gente tem no Brasil. Fora a questão da propriedade intelectual, falar que você pode se conectar com 46 milhões de fãs, que podem ser possíveis consumidores da sua marca, não tem preço. Isso é um reflexo da maturidade desse business aqui no Brasil e as marcas percebem isso. São extremamente estratégicos pra gente também porque eles ajudam a gente a contar a nossa história aqui no Brasil. 

Lojas em expansão desde 2016

Por fim, é preciso destacar a estratégia de licenciamento e varejo da NBA no Brasil. Nos últimos anos, a liga fechou uma série de collabs com marcas do mercado brasileiro - como Riachuelo, Reserva e Elka Brinquedos, por exemplo - e viu o número de lojas físicas disparar no país.

Menos de sete anos depois da inauguração da primeira loja, a NBA conta com 23 estabelecimentos em sete estados diferentes: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Ceará. A 24ª loja será aberta em Brasília (DF) no segundo semestre deste ano. Em cada novo espaço, o foco é na experiência do fã.

- Existe um conceito muito disruptivo da nossa parte quando a gente pensa na nossa estratégia de varejo. A gente é uma liga muito conhecida por ter a questão da experiência no DNA. A gente realmente faz questão de tratar muito bem os nossos fãs e oferecer experiências que sejam memoráveis. A loja da NBA não é uma loja padrão, convencional. É um espaço que você entra num universo da liga e a gente pensa nos mínimos detalhes para conseguir abraçar o nosso possível consumidor/fã - disse Rodrigo Vicentini, antes de concluir:

- A gente enxerga esses lugares como ponto de contato com nossos fãs. É uma forma de estar presente e conseguir abraçar esses fãs. São investimentos que a gente faz aqui no Brasil para realmente ter essa presença no live marketing para realmente engajar com esse fã, que é extremamente conectado com o nosso universo. 

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

circulo com pontos dentroTudo sobre

Relacionados

Mais Notícias

Ver Mais
email icon

Sucesso!

Em breve, você receberá as últimas atualizações com notícias sobre o mundo dos esportes, no seu e-mail.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!