Libertad
escudo default
0
2
escudo default
Grêmio

Everton faz dois, Grêmio vence o Libertad e joga pressão na U. Católica

Gols do Cebolinha aliados a uma partida muito boa coletivamente do Tricolor colocam a equipe na segunda posição do Grupo H na Libertadores, secando o clube chileno

Libertad x Grêmio
NORBERTO DUARTE / AFP

Escrito por

Uma combinação que o torcedor do Grêmio certamente ansiava ver na noite dessa terça-feira, uma boa partida no coletivo com seus poderes individuais sobressaindo naturalmente, aconteceu. O Tricolor gaúcho bateu o Libertad por 2 a 0, no no Defensores del Chaco, e segue bem vivo na Libertadores. Os gols foram marcados por Everton, sendo o primeiro um golaço, deixando o zagueiro e o goleiro no chão.

A primeira vitória do Grêmio fora de casa nesta Liberta levou o time para a segunda posição do Grupo H, com sete pontos, um a mais do que a Universidad Católica, que joga nesta quarta-feira contra o Rosario Central. Para seguir na posição, o Imortal precisa torcer para um tropeço do time chileno na Argentina.

CADA UM NA SUA

Enquanto o Libertad não fazia questão de subir suas linhas de marcação, estruturando seu sistema defensivo baseado na compactação e povoando sua intermediária para sair em contra-ataque, o Tricolor era quem tinha a responsabilidade de trabalhar a posse de bola e encontrar um espaço para infiltrar na zaga adversária. 

MUITA BOLA, MAS POUCO ESPAÇO

A missão do time de Renato Gaúcho se mostrava bastante dificultada pela atuação segura dos anfitriões. Apesar de ter campo para usar principalmente na lateral esquerda, as chegadas do camisa 12 foram bloqueadas e, se o time paraguaio não conseguia ser efetivo na estratégia de sair para pegar a defesa brasileira desatenta, tampouco era ameaçado ao ponto de Martín Silva ser exigido de maneira mais aguda até os 20 minutos. 

FUROU!
 
Aos 27, melhorando no confronto na base de passes mais rápidos, finalmente um dos lances trabalhados pelo Imortal encontrou a "brecha" que queria dentro da área onde Everton não perdoou. André fez o trabalho de pivô, Alisson recebeu e, acionando o camisa 11 gremista, ele acompanhou de perto o atacante tirar toda a marcação paraguaia (inclusive Martín Silva) do lance antes de bater firme no ângulo direito para abrir o placar.

QUASE O SEGUNDO

Saindo em velocidade desde o meio-campo, Jean Pyerre foi passando pela marcação e bateu de bico para forçar Martín a uma importante intervenção.
Alguns minutos depois, foi a vez de Everton ter a oportunidade depois de lindo passe dado por Maicon, mas novamente o goleiro uruguaio foi importante ao fazer uma difícil defesa com o pé.

MANTENDO A BATIDA

O panorama do embate seguia bem parecido como acabou na etapa inicial com o Grêmio escapando da marcação adversária puramente na base da técnica e rapidez na troca de passes além de intensa movimentação. Sem espaço para sair jogando, os paraguaios seguiam tentando apelar para os lançamentos onde erravam constantemente.

APELARAM

Enquanto o goleiro Paulo Victor segurava a bola na grande área gremista, uma garrafa d'água foi lançada da arquibancada do Defensores del Chaco e o arqueiro brasileiro chegou a cair no chão reclamando ter sido atingido. Dois atletas do Libertad tentaram até mesmo tirar o objeto da mão do brasileiro buscando evitar possíveis punições a clube.

QUASE TIRARAM O 10 E MERECIAM!

Usando o que tem de melhor, a sua habilidade, Jean Pyerre saiu da intermediária limpando três marcadores e tocou com muito capricho de biquinho. Porém, viu a bola encobrir Martín Silva e tocar no travessão antes de ser afastada pela zaga guaraní. Logo depois de entrar no lugar de André, Diego Tardelli também teve sua chance de "entortar" a zaga adversária e bater forte, mas viu o goleiro do Libertad ir bem no lance e fazer a defesa em dois tempos.

QUE CHANCE E QUE DEFESA!

Aos 36 minutos, o time de Assunção finalmente conseguiu elaborar uma oportunidade onde o time gaúcho efetivamente se salvou de levar o tento da igualdade. Após ótimo passe do experiente Óscar Cardozo, Jorge Recalde ficou frente a frente com Paulo Victor e, na batida, o camisa 1 do Tricolor protagonizou uma intervenção espetacular.

RESOLVE, CEBOLINHA!

Aos 38 minutos, Everton ficou com a marcação mais distante e teve espaço para carregar a bola, ganhar na dividida da zaga paraguaia e bater novamente com precisão no alto, longe do alcance de Martín Silva.

PAULO VICTOR! MARTÍN SILVA!

Antes do término da partida, os dois goleiros ainda tiveram tempo para praticar grandes defesas. O arqueiro Tricolor em cabeçada forte de Recalde e o uruguaio em chute de longa distância de Jean Pyerre que ia no ângulo esquerdo de sua meta.

FICHA TÉCNICA
LIBERTAD 0 X 2 GRÊMIO

Local:
Defensores del Chaco, Assunção (PAR)
Data-Hora: 23/04/2019 - 19h15 (horário de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego e Tulio Moreno (ambos VEN)
Cartões amarelos: Matheus Henrique, André, Jean Pyerre (GRE); Lucena, Benítez, Cardozo (LIB)
Cartões vermelhos:
Gols: Everton, aos 27'/1°T e aos 38'/2°T (0-2)

LIBERTAD: Martín Silva; Iván Piris, Luis Cardozo, José Canale e Ángel Lucena (Jorge Recalde, aos 18'/2°T); Cristian Riveros (Alan Benítez, aos 34'/2°T), Alexander Mejía, Mathías Espinoza, Antonio Bareiro e Edgar Benítez; Óscar Cardozo. Técnico: José Chamot.

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon (Michel, no intervalo), Matheus Henrique, Jean Pyerre, Alisson (Pepê, aos 33'/2°T) e Everton; André (Diego Tardelli, aos 31'/2°T). Técnico: Renato Gaúcho.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter