Futebol Paranaense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Paraná vai ao STJD e Campeonato Paranaense pode ser paralisado

Tricolor não concorda com chaveamento do mata-mata e quer enfrentar o Rio Branco

Apesar do pedido, Paraná garantiu presença em campo contra o Furacão, no domingo. (Fabio Wosniak/Atlético-PR)
Escrito por

O Paraná protocolou no fim da tarde desta sexta-feira um mandado de garantia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para enfrentar o Rio Branco nas quartas de final do Campeonato Paranaense. Líder da primeira fase, o time da capital discorda do rumo do torneio. O Cascavel, que perdeu por 5 a 0 para o Coritiba no jogo de ida, é outra agremiação que aparece como interessada.

Para o Tricolor, o regulamento não está sendo cumprido. A decisão do STJD, no "caso Getterson", foi de colocar o Leão da Estradinha, nono colocado, na fase mata-mata como quarto colocado, substituindo o rebaixado J. Malucelli, que perdeu 16 pontos por escalação irregular, e jogar contra o Londrina, da quinta posição. Entretanto, na prática, o correto - na visão do jurídico do Paraná -seria o Rio Branco enfrentar a equipe paranista, que terminou na liderança.

- Espero que o STJD reconheça esta posição e que o Paraná jogue contra o oitavo colocado da competição. O regulamento é claro em relação às regras. No momento em que ele não é respeitado, o futebol está sendo prejudicado - afirmou Leonardo Oliveira, presidente paranista, à rádio Banda B.

No início da tarde desta sexta, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) homologou o jogo da volta entre Paraná e Atlético-PR para domingo, às 18h, na Vila Capanema, e as demais partidas. Na ida, o Furacão venceu por 1 a 0. No chaveamento à risca, o clube rubro-negro agora é o sétimo na classificação e teria que jogar contra o Coritiba, vice-líder.

No Rio de Janeiro, o pedido será analisado pelo Dr. Paulo César Salomão Filho, vice-presidente do STJD e presidente da entidade em exercício - Ronaldo Piacente, mandatário, está em viagem. Se aceitar, o Estadual será paralisado até o julgamento. Caso seja negado, os duelos seguem normalmente. A outra alternativa é não ter um parecer rápido e o torneio ficar sub judice, ou seja, o processo ainda será analisado pelo responsável do caso e aguarda um parecer final.

Atualização: o STJD negou, às 22h, a liminar com o pedido de paralisação do Paranaense feito pelo Tricolor.Ação sobre o mérito da questão será julgada posteriormente.

Os jogos ficaram dessa maneira:

Domingo
Rio Branco-PR x Londrina, na Estradinha, 16h (partida de ida)
Cianorte x Prudentópolis, no Albino Turbay, 16h
Paraná x Atlético-PR, na Vila Capanema, 18h

Quarta-feira
Londrina x Rio Branco-PR, no Estádio do Café, 20h
Coritiba x Cascavel, no Couto Pereira, 20h