Go Cup: maior campeonato de futebol infantil da América Latina será disputado de 14 a 20 de abril

Times de camisa como Flamengo, Grêmio, Vasco, Santos e Cruzeiro já se inscreveram (Foto: Divulgação)

LANCE!
03/04/2019
16:15
Rio de Janeiro (RJ)

O maior campeonato de futebol infantil da América Latina já tem data confirmada e terá recorde de equipes participantes em 2019. A sexta edição do Go Cup, será realizada de 14 a 20 de abril, na cidade de Aparecida de Goiânia, região metropolitana de Goiânia (GO), com 320 equipes. Os atletas, distribuídos nas categorias sub7 ao sub12, terão 40 campos a disposição durante o torneio.

Os números impressionantes representam um aumento de mais de 20% no número de equipes em relação a 2018, sendo 25 equipes internacionais, de 12 países, fora o Brasil. Além dos tradicionais times nacionais, destaque para FC Dallas e LA Galaxy (EUA), Benfica e Sporting (Portugal), Peñarol (Uruguai), Estudiantes (Argentina), Independiente del Valle (Equador), Alianza (Peru), Olímpia (Paraguai) e os já conhecidos japoneses do Saintfoot (Japão), que virão pela quinta vez.

- Já estamos na sexta edição e a nossa linha de crescimento continua aumentando. Esse ano tivemos 20% a mais de times inscritos, o que demonstra o potencial do torneio. A cada ano as crianças e as famílias comentam mais uns com os outros e o boca a boca acaba sendo espontâneo. Os times estrangeiros também estão de volta, o que comprova a qualidade do campeonato. A cada edição o desafio fica maior, mas estamos trabalhando muito para que todos os participantes tenham a melhor experiência possível e queiram voltar no próximo ano - avalia Roberto Faria, idealizador do torneio.

Entre os times brasileiros, Flamengo, Botafogo, Vasco, Cruzeiro, América Mineiro, Grêmio, Santos, Palmeiras, Athlético Paranaense e ainda o Goiás e o Atlético GO, que competem em casa, são alguns dos principais representantes do país.

O campeonato é disputado no formato de Futebol 7 e dividido em categorias em função da idade dos atletas, que vão do Sub7 (para crianças nascidas em 2012 e 2013) ao Sub12 (nascidos em 2007 e 2008), passando pelo Sub8 (nascidos em 2011 e 2012), Sub9 (nascidos em 2010 e 2011), Sub10 (nascidos em 2009 e 2010) e Sub11 (nascidos em 2008 e 2009).

Todas as categorias se dividem em três campeonatos, tendo uma 1ª fase classificatória onde se determina o índice técnico dos participantes. Com isso, as equipes são divididas em três séries – ouro, prata e bronze. As finais têm, portanto, três campeões em cada categoria, com um total de 18 campeões e vices.

Os jogos serão realizados no Complexo Fut Arte, um espaço de 200 mil m² com 40 campos de futebol em um dos maiores espaços esportivos para essa modalidade no país. A cerimônia de abertura e as finais serão realizadas no estádio Hailé Pinheiro, mais conhecido como Estádio da Serrinha, em Goiânia. A abertura acontece dia 14 (domingo), às 15h, e as finais serão no dia 20 (sábado), a partir das 9h, ambos com entrada franca.