Logo Lance! Betting

Chuvas no RS: CBF adia jogos de gaúchos, mas mantém disputa do Brasileirão; saiba motivo

Partidas das equipes do Rio Grande do Sul estão suspensas até 27 de maio


Escrito por

A CBF decidiu adiar jogos do Brasileirão que envolvem clubes gaúchos até o próximo dia 27, em razão da tragédia que assola o Rio Grande do Sul (RS), causada pelas chuvas intensas na região. A medida também vale para as equipes do estado que disputam outras divisões e modalidades do futebol nacional.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

➡️A boa do Lance! Betting: vamos dobrar seu primeiro depósito, até R$200! Basta abrir sua conta!

A entidade optou por manter o andamento da competição para os demais clubes. A principal alegação para a decisão é o calendário da temporada, segundo apuração do Lance!.

enchentes chuvas Brasileirão Porto Alegre CBF
Água das chuvas toma conta da Orla de Porto Alegre e alaga cidade; Brasileirão não será paralisado por completo (Foto: Maxi Franzoi/AGIF)

A CBF monitora os eventos climáticos no estado e planeja tomar decisões de acordo com o desenvolvimento dos acontecimentos. A instituição reforça o apoio e participação nas ações em benefício à população gaúcha.

O principal impasse alegado por pessoas da CBF é o calendário da temporada. No momento, não haveria como realocar tantas partidas adiadas, ainda com competições paralelas, como Libertadores, Sul-Americana, Copa América e Mundial de Clubes.

As diretorias de Internacional, Grêmio e Juventude tinham a intenção de que todo o campeonato fosse paralisado. Contudo, não teria ocorrido uma união com a maioria das equipes da Série A para pressionar pela medida.

O Athletico-PR foi citado como um dos que, enfaticamente, foi contra o adiamento geral. Em contato com Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Bragantino, o Lance! ouviu que os clubes não tornarão público um posicionamento favorável ou contrário ao tema. Todos promoveram ações em prol dos equipes e da população gaúcha.

Flamengo, Palmeiras e São Paulo colocaram estádios e centros de treinamento à disposição de Inter, Grêmio e Juventude. O Verdão vai reverter a arrecadação da bilheteria da partida diante do Athletico-PR, no final de semana, em doações. Corinthians e Vasco foram outros clubes que disponibilizaram suas estruturas para equipes gaúchas.

Veja a nota oficial da CBF:

"Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF manifesta sua total solidariedade à população gaúcha e reforça que o foco atual é o atendimento às suas necessidades imediatas e emergenciais.

A CBF, na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama, reafirma seu irrestrito apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha, cujo socorro é a prioridade máxima.

Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024."

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter