menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Brasileirão é a sexta melhor liga do mundo e a segunda mais equilibrada, diz estudo

Twenty First Group fez o levantamento após o desempenho dos brasileiros no Mundial

Brasileirão_Troféu
imagem cameraBrasileirão foi considerado a sexta liga mais forte do Mundo (Foto: Joilson Marconne/CBF)
Pedro-Henrique-Cardoso-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Pedro Cardoso
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 08/07/2025
15:39

  • Matéria
  • Mais Notícias

Uma empresa de inteligência esportiva chamada Twenty First Group fez um estudo sobre as ligas de futebol pelo mundo e apontou o Brasileirão como a sexta melhor e a segunda mais equilibrada. A empresa tomou como motivação o bom desempenho apresentado pelas equipes brasileiras no Mundial de Clubes da Fifa de 2025.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

— Atualmente, classificamos a Série A do Brasil como a sexta melhor liga do mundo, então esperávamos que os quatro times brasileiros fossem competitivos antes do torneio — afirmou Aurel Nazmiu, Cientista de Dados Sênior do Twenty First Group, em entrevista ao The Athletic.

continua após a publicidade

A pesquisa, que considera fatores econômicos e o desempenho médio dos clubes, coloca o Brasileirão atrás das cinco principais ligas da Europa: Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha), Bundesliga (Alemanha), Serie A (Itália) e Ligue 1 (França), em termos de qualidade. No entanto, em competitividade, fica atrás apenas da MLS (Estados Unidos).

No caso da MLS, o fator determinante é o sistema de teto salarial, que limita os investimentos e nivela os recursos disponíveis entre as equipes. Isso contribui para encurtar a diferença de desempenho entre os clubes mais ricos e os menos endinheirados.

continua após a publicidade
Inter Miami celebra gol de Messi (Foto: Minas Panagiotakis / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
Inter Miami celebra gol de Messi (Foto: Minas Panagiotakis / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

O levantamento usa um modelo estatístico que calcula a força de uma liga com base na média de classificação de seus clubes em um ranking global. Esse ranking é gerado por um algoritmo próprio, que leva em conta o desempenho e a regularidade das equipes em competições nacionais e internacionais.

O bom desempenho do Brasil no critério de competitividade se deve à menor disparidade entre os clubes. A distância entre gigantes como Palmeiras e Flamengo e equipes da parte de baixo da tabela, como o Juventude (atualmente penúltimo), é considerada pequena, o que aumenta o grau de equilíbrio entre os times.

➡️ Quem vai ser campeão? Veja os duelos e simule os resultados do Mundial de Clubes

Ao contrário do Brasileirão, Liga Saudita foi apontada como uma das mais desiguais

Em contrapartida ao Brasileirão, a Liga Saudita foi apontada como a quinta mais desigual do mundo. A disparidade de investimentos entre os clubes é significativa, com o Al-Hilal, por exemplo, apresentando um nível muito superior ao restante da competição.

— Embora classifiquemos a Liga Saudita como a 50ª melhor liga do mundo, o Al-Hilal está significativamente melhor do que o restante da liga no momento — ocupando a 132ª posição no ranking mundial em nossos modelos —, afirmou Nazmiu, representante do Twenty First Group.

📲 Acompanhe tudo de Futebol Internacional no Lance!. Notícias, informações e resultados em um só lugar.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias