Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dengue, caxumba e time trancado: time supera problemas e faz boa campanha no Paulista da 2ª divisão

Andradina EC perdeu somente uma partida mesmo com jogadores tendo dengue e caxumba, ônibus quebrando na estrada e time trancado no vestiário

Equipe do Andradina teve grandes problemas, mas faz grande campanha  (Foto:Divulgação)
Escrito por

Jogadores com dengue e caxumba, ônibus quebrando na estrada, estádio de portões fechados no horário de treinamento dos atletas e equipe trancada no vestiário. Essa é a história do Andradina EC no Paulista da 2° Divisão, o equivalente a quarta divisão do estado.  Porém, mesmo com todos esses problemas, o clube vem fazendo uma boa campanha e está na segunda posição do grupo A da competição, com 18 pontos.

Na primeira fase, os times estão divididos em seis grupos, sendo cinco com sete equipes e um com seis. Os quatro primeiros de cada chave avançam. Na sequência, serão seis grupos de quatro. Garantem vaga à terceira fase os dois primeiros de cada chave mais os quatro melhores terceiros. A etapa seguinte terá quatro grupos de quatro.

Depois, mata-mata, sempre em ida e volta. As quartas de final terão o campeão e vice de cada chave da fase anterior. A finalíssima deve ser disputada em 3 de novembro. 

O Andradina vem em excelente fase perdendo apenas uma partida das nove que disputou no torneio. Mas como explicar essa campanha surpreendente mesmo com tantos problemas extra-campo?

- Damos a vida dentro de campo. Com relação aos problemas e como estamos lidando com eles, tenho dois sentimentos: alegria e preocupação. As dificuldades são grandes e todo dia nós temos problemas. As preocupações espero que tudo se resolva o mais rápido possível e que nós possamos dar a nossa torcida muitas alegrias. Tenho certeza que resolvendo os problemas esse elenco vai longe - afirmou o treinador André Alves, que tem uma história curiosa na carreira.

O jovem treinador de 44 anos comandava o Independente de Birigui, cidade vizinha a Andradina. Classificou o time para a segunda fase da Quarta Divisão na temporada passada, e era adorado pela torcida. Porém, foi demitido de forma inesperada, e está vendo a equipe rival na lanterna do grupo, enquanto o Foguete do Noroeste segue na vice-liderança. A próxima partida do Andradina é justamente contra o Independente, domingo (15), dentro de casa.

Treinador André Alves é querido no clube (Foto:Reprodução)

- Sei como é o futebol, acho que o meu ciclo no momento tinha acabado. Não tenho mágoa de ninguém, é vida que segue, eu no Andradina e eles lá. Sei que trabalhei honestamente e fiz de tudo por eles. Saí pela porta da frente. No primeiro turno vencemos em Birigui e posso dizer que fiquei muito feliz pelo rendimento da minha equipe. Claro que vencer sempre é bom e melhor ainda se vencermos o próximo jogo em casa já que assim, carimbamos a nossa classificação.

André deu a sua versão sobre o episódio antes da partida contra o José Bonifácio, fora de casa, quando os jogadores e a comissão técnica foram trancados no vestiário dos visitantes. Ele afirmou que o fato motivou ainda mais o clube para a partida. O Andradina venceu por 2 a 0.

- Misteriosamente a porta estava trancada na hora que íamos sair pro campo para o começo do jogo. Entramos no vestiário para as últimas conversas e fazer a oração, mas ficamos trancados por 15 minutos e isso motivou ainda mais a nossa equipe. Conseguimos sair com a vitória que foi o mais importante - afirmou o treinador. 

Andradina comemora vitória sobre o José Bonifácio (Foto:Reprodução)

André prefere não pensar em título para o futuro. Segundo ele, é preciso ir com os pés no chão e primeiramente, confirmar a classificação para a próxima fase. O treinador valorizou a entrega de seus jogadores.

- Sei da força desse time, jogadores querendo muito e se resolvermos os problemas poderemos ir longe. Acho muito cedo para se falar em título, mas sei da força que temos e vamos buscar jogo a jogo a classificação. Esse é o nosso objetivo no momento - finalizou.

Jogador do Andradina já atuou com Gabriel Jesus

O volante Keyllo Mancha pode ser considerado um jogador símbolo da equipe do Andradina. O jogador, que havia passado pelo clube na época das 'vacas gordas', com o apoio da prefeitura da cidade, resolveu voltar à equipe no tempo de dificuldades.

- O que me fez voltar foi o projeto dessa nova diretoria. Quando eu recebi a ligação do presidente Nei e dos diretores Gustavo Brasil e Edy Júnior, fiquei feliz pelas sinceridades nas palavras deles em relação às condições financeiras do clube - explicou.

Keyllo tem passagem pelas categorias de base do Palmeiras, quando atuou juntamente com Gabriel Jesus, hoje atacante do Manchester City (ING) e da Seleção Brasileira. O atleta do Andradina comentou sobre a experiência de jogar com o renomado atacante.

- Foi uma honra atuar com o atual camisa nove da nossa Seleção Brasileira, eu pude ver de perto o sacrifício dele na base, e hoje o levo como minha inspiração. Foi um momento muito bom lá no Palmeiras, e levo esse período como um aprendizado - disse Keyllo.

Volante Keyllo Mancha já atuou com Gabriel Jesus (Foto:Reprodução)

O jogador destacou a importância do treinador André Alves e da união do grupo para superar as dificuldades enfrentadas por todos na atual campanha do estadual.

- Com a chegada do professor André Alves, mudou praticamente tudo, a união, dedicação, a força de vontade de vencer do grupo, e a humildade de quem está no banco respeitar a vez do próximo e torcer por quem está lá dentro! Estamos usando essas dificuldades como motivação para entrar em campo, dar a vida e mostrar a todos que temos condições de chegar aonde estamos e ir além - explicou o volante.

Diretor faz críticas à prefeitura e se surpreende com campanha do clube

O diretor do Andradina, Gustavo Brasil, fez críticas à prefeitura da cidade, que, segundo ele, deixou de apoiar o clube ao fim da temporada passada. Ele relacionou os seguintes episódios de dengue e caxumba no elenco com o descaso na saúde pública do município, que tem uma população estimada em 55 mil habitantes.

- Perdemos o apoio da prefeitura quando eles quiseram municipalizar o time, e o presidente não aceitou. Achamos que a prefeitura precisa cuidar de outras coisas no município e não de time de futebol. Inclusive provou não ter competência para isso. Um exemplo foi no ano passado. Contávamos com recursos físicos e financeiros, mas mesmo assim, não conseguimos passar da primeira fase. Sobre a dengue e caxumba, isso é um problema de saúde pública, mostrando a incompetência da administração municipal em cuidar dos problemas de saúde do município - afirmou.

Gustavo expressou a surpresa com a boa campanha que o time faz no campeonato, com somente uma derrota em nove partidas, e na vice-liderança do grupo A, principalmente pela falta de recursos financeiros e materiais no dia a dia da equipe.

- Na verdade surpreende sim, sabíamos da qualidade desse grupo, acreditávamos na classificação, mas brigar rodada a rodada pela liderança, e ficar na frente de times financeiramente mais fortes como Osvaldo Cruz e Bandeirante, foi sim surpreendente.  Isso acaba nos mostrando que time de futebol não é banco, não adianta ter só dinheiro, é preciso ter jogadores que se entreguem e deixem tudo sempre em campo. A força vem da vontade de crescer dos atletas, eles querem ser vistos e quem sabe atingir clubes de divisões maiores, todos estão correndo atrás do seu sonho de se tornar um grande jogador de futebol - valorizou o diretor.

Por fim, ele fez um apelo aos empresários da cidade para que apoiem o clube do município, ajudando a atrair mais torcedores, e consequentemente, mais dinheiro para o Andradina. 

- Peço que os empresários olhem por esse time do noroeste paulista que está lutando para sobreviver, empresários, empresas, parceiros, olhem para nós, e vamos fazer negócio, estamos precisando de patrocínio, e, com certeza, sua marca está precisando de um time de força e fibra como o Andradina Esporte Clube, para dar um valor agregado a ela - finalizou. 

O Andradina volta a campo no próximo sábado (15), contra o Bandeirante de Birigui, em casa, ás 15h00.