Torcedor é multado por racismo contra Vini Jr
Brasileiro tem sido alvo recorrente de ofensas raciais por aficionados na Espanha
Um torcedor foi punido na Espanha após cometer atos de racismo contra Vini Jr. O astro brasileiro do Real Madrid foi alvo de um aficionado nas redes sociais, cujo foi identificado e multado pelo Ministério Público local.
A sanção, considerada "exemplar" para outros espanhóis que repetirem a ação, foi proposta pela Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte. A tendência é que o torcedor pague 60.001 euros (mais de R$ 360 mil na cotação atual), além de ser proibido de frequentar estádios por dois anos.
A entidade também está em busca de validar uma punição semelhante a um indivíduo presente no duelo entre Athletic Bilbao e Valencia, realizado no dia 28 de agosto. O Alavés, por sua vez, está sendo investigado por um possível apoio aos ultras Iraultza 1921, organizada militante basca envolvida em conflitos políticos e bélicos.
No último final de semana, Vinícius havia protagonizado uma polêmica grande no País Basco. Após sofrer vaias e perseguição - também recorrentes em outros lugares do país - em visita à Real Sociedad no Anoeta, o camisa 7 balançou as redes em cobrança de pênalti. Na comemoração, com o dedo em riste, fez sinal de silêncio, o que gerou reclamações e burburinho nas redes sociais e na imprensa espanhola.