Rei dos clássicos: América de Jardine vence mais um arquirrival e retoma a liderança do Campeonato Mexicano

Após bater Chivas e Cruz Azul, time do técnico brasileiro derrota o Pumas na noite de sábado e fecha a trinca sobre seus maiores rivais

andre_jardine_america-aspect-ratio-512-320
Além das categorias de base da Seleção, Jardine tem passagens por Internacional, Grêmio e São Paulo no Brasil (Foto: Divulgação/América-MEX)

Escrito por

Passadas dez rodadas, o técnico brasileiro André Jardine recolocou o América na liderança do Campeonato Mexicano com mais uma vitória sobre um arquirrival, o que vem se tornando uma marca registrada de sua equipe. Desta vez foi o Pumas, do técnico Antonio "Turco" Mohamed (ex-Atlético Mineiro), o adversário a sair derrotado do Estádio Azteca por 1 a 0, com um gol do atacante Jonathan ‘Cabecita’ Rodríguez.

O Pumas se junta aos outros dois principais rivais que também já foram derrotados pelo América de Jardine neste Torneio Apertura: pela sétima rodada, o Cruz Azul vendeu caro (3x2) o resultado. Já na rodada seguinte, um atropelo americanista decretou os 4 a 0 sobre o Chivas, em uma partida que impulsionou a equipe na competição.

- Não há dúvida de que os clássicos são diferente. A torcida espera mais, e nós também vivemos uma outra expectativa, apesar de serem disputados os mesmos três pontos. Entendo que nossa campanha vem tendo consistência, é um crescimento nítido, e as vitórias em clássicos dão confiança para chegarmos bem nos playoffs - disse Jardine, que desta vez não contou com seu principal destaque na campanha, o meia chileno Diego Valdés, lesionado.

Desde sua estreia, André Jardine vem sendo obrigado a encontrar soluções diversas diante dos desfalques seguidos. A contratação do atacante colombiano Julián Quiñones junto ao Atlas, no meio do ano, gerou grande expectativa por um tridente ofensivo formado com o meia Diego Valdés e o goleador Henry Martin, mas isso ainda não ocorreu em 10 rodadas.

+ Condição especial para matrícula no curso Gestor de Futebol, aprovado por Dante, Petković, Léo Moura e outros craques. Saiba mais!

- O elenco tem muitas variações e não sabemos qual deles vai jogar no campeonato ou nos momentos decisivos. Mas é claro que eu adoraria vê-los juntos - comentou o treinador.

O América lidera o Torneio Apertura da Liga MX com 21 pontos, seguido pelo Tigres (20) e pelo Atlético de San Luis (19), a grande surpresa do campeonato, que é comandado pelo também brasileiro Gustavo Leal, ex-auxiliar do próprio Jardine na Seleção Olímpica e no clube potosino. Após ser derrotado nesta rodada pelo Cruz Azul por 2 a 1, o Atlético de San Luis perdeu a liderança da Liga justamente para o América.

Os seis primeiros dos dezoito times da Liga MX se classificam diretamente para a “Liguilla”, como é chamada a fase final em mata-mata no México. Outras quatro equipes, do 7⁰ ao 10⁰ colocados da primeira fase, disputam uma repescagem para se juntar aos demais classificados na etapa mais importante da competição.

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter