menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Portugal perde pênalti, empata e está fora do Mundial sub-20

Com saldo igual, porém tendo marcado menos gols do que a seleção do Panamá, portugueses acabaram não conseguindo uma das vaga como terceiro colocados

África do Sul x Portugal
imagem cameraPortugal tropeçou diante da África do Sul (Foto: Boris Streubel - FIFA/FIFA via Getty Images)
Avatar
Lance!
Bielsko-Biala (POL)
Dia 31/05/2019
16:26
Atualizado em 31/05/2019
18:32

  • Matéria
  • Mais Notícias

Começando a rodada com situação aparentemente tranquila por classificação as oitavas de final no Mundial Sub-20, precisando vencer a África do Sul e torcer para que a Coreia do Sul não batesse a líder do Grupo F, a Argentina, tudo deu errado para a equipe de Portugal. Além de ver os sul-coreanos baterem a Albiceleste, os lusitanos empataram em 1 a 1 e, pelo critério de gols marcados, caiu ainda na fase de grupos da competição realizada na Polônia.

Mesmo estando postada de maneira mais recuada do que os portugueses, a África foi quem chegou pela primeira vez ao ataque de maneira mais insinuante quando Kodisang recebeu bola invertida e, de primeira sem deixar a bola cair, bateu cruzado por cima do arqueiro João Virginia e quase marcando um lindo gol.

Aos poucos, a seleção lusitana passava a envolver com mais facilidade o time africano na base da movimentação e lances de exploração principalmente no lado esquerdo do ataque com o avanço de Jota. Além de chutes de média distância dados por Gedson e Rafael Trincão, em cruzamento bem feito novamente com infiltração do lado esquerdo Trincão apareceu e testou para defesa importante do goleiro Kubheka.

Foi nesse panorama que Portugal chegou aquele que foi somente o segundo gol da equipe em toda a competição. Aos 22 minutos, Thierry Correia recebeu passe na direita com totais condições de fazer o cruzamento e mandou para Rafael Leão dominar e bater na saída de Kubheka, placar inaugurado no Bielsko-Biala Stadium.

Em pelo menos outras duas oportunidades com clareza o time de Hélio Sousa pode ampliar sua vantagem no marcador, mas chutes pouco apurados além do bom trabalho de Kubheka mantiveram o duelo em 1 a 0 Portugal. 

continua após a publicidade

Com apenas sete minutos da etapa complementar, os lusitanos passaram de qualificados a eliminados com a atuação do VAR assinalando penalidade favorável aos sul-africanos em um toque de mão dentro da grande área. Na batida, James Monyane deixou tudo igual e, em função do menor número de gols marcados, os europeus ficavam de fora.

A esperança de se recuperar apareceu nas mesmas condições quando, novamente usando o Árbitro de Vídeo, dessa vez um toque de mão dentro da grande área adversária rendeu pênalti ao selecionado português. Todavia, na batida, Jota bateu à meia altura e Khubeka caiu muito bem no canto esquerdo para fazer uma defesa comemorada pelos atletas de Bafana Bafana e também do Panamá, beneficiado direto pelo empate.

Com o marcador adverso pensando na classificação, o time lusitano se atirou ao ataque de maneira intensa, posicionando praticamente todos os atletas de meio-campo e ataque na intermediária ofensiva além dos laterais sobrando apenas a dupla de zaga como atletas de contenção para possíveis contra-golpes africanos. 

Sem conseguir furar novamente o bloqueio do oponente, os minutos passavam, o nervosismo aumentava e o confronto chegou ao fim com o placar de 1 a 1.

  • Matéria
  • Mais Notícias