F1: Piastri brilha no fim e conquista pole da Sprint do GP da Bélgica
Australiano quebra recorde extraoficial do circuito; Bortoleto é o 10º

- Matéria
- Mais Notícias
Oscar Piastri, da McLaren, é o pole da corrida Sprint do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1. Em treino classificatório, realizado nesta sexta-feira (25), em Spa-Francorchamps, o australiano superou Max Verstappen (Red Bull), segundo, e Lando Norris (McLaren), terceiro, para conseguir a primeira colocação. Gabriel Bortoleto teve grande desempenho, chegou ao SQ3 e largará da 10ª colocação.
Relacionadas
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Como foi a classificação?
SQ1
No início da sessão, Isack Hadjar marcou a melhor marca, com tempo de 1m42s711. Porém, na sequência, os pilotos das principais equipes foram à pista e rapidamente assumiram as primeiras colocações, com Oscar Piastri, Max Verstappen e Lando Norris entre os três primeiros, respectivamente. Na reta final, Lewis Hamilton, em 16º, corria risco de eliminação, e, na última tentativa, o inglês da Ferrari rodou na última curva e não melhorou seu tempo.

Com isso, Pierre Gasly e Oliver Bearman subiram na tabela e o heptacampeão foi eliminado na 18ª colocação. Com Hamilton, Nico Hulkenberg (16º), Alex Albon (17º), Franco Colapinto (19º) e Kimi Antonelli (20º) foram eliminados. Gabriel Bortoleto passou para o SQ2 sem dificuldades ao conseguir uma boa volta logo na primeira tentativa. O brasileiro ficou na 10ª colocação com tempo de 1m42s806.
SQ2
Sem esperar muito, as duas McLarens já realizaram a primeira tentativa. Na volta, Piastri superou Norris novamente e assumiu a ponta com o tempo de 1m41s736, quatro décimos a frente do inglês, mas o australiano teve a volta deletada por exceder os limites de pista. Na sequência, Max Verstappen e Charles Leclerc superaram Lando, com o holandês na liderança, 1m41s583.
Com o relógio zerado, Gabriel Bortoleto estava na zona de eliminação, mas em grande volta, o brasileiro subiu para a quinta colocação. Além dele, Esteban Ocon também se destacou e subiu para quarto. Em certo momento, Lando Norris estava eliminado, mas conseguiu se salvar e assumiu a liderança com o tempo de 1m41s412.

Após ter a volta deletada na primeira tentativa, Oscar Piastri foi ao SQ3 com emoção, na 10º colocação, por apenas 0.041 segundos à frente de Liam Lawson, o primeiro na zona de eliminação. Além do neozelandês da Racing Bulls, Yuki Tsunoda, George Russell, Fernando Alonso e Lance Stroll foram eliminados.
SQ3
Após os pilotos demorarem a sair dos boxes, só uma tentativa foi realizada, já que o pneu macio era de uso obrigatório. Com três minutos para o fim, os carros foram à pista. Após as voltas rápidas, Oscar Piastri superou Max Verstappen (2º) e Lando Norris (3º), quebrou o recorde extraoficial da pista, 1m40s510, e garantiu a pole da Sprint. Gabriel Bortoleto ficou na 10º colocação, com tempo de 1m42s176.

Tabela da Classificação Sprint do GP da Bélgica de F1
Mais no Lance!: GP da Bélgica de F1
➡️ Piastri lidera único treino livre do GP da Bélgica de F1; Bortoleto é 13º
➡️ Bortoleto se irrita com Hamilton durante treino livre na Bélgica; veja vídeo
➡️ GP da Bélgica de Fórmula 1: conheça o Circuito de Spa-Francorchamps
➡️ Quantas vezes Ayrton Senna venceu em Spa-Francorchamps, na Bélgica?
➡️ Eau Rouge e Raidillon: um dos trechos mais traiçoeiros da Fórmula 1 fica na Bélgica
Veja a programação do GP da Bélgica na F1 2025
➡️ Sábado, 26 de julho
🏎️ Corrida sprint: 7h — Bandsports e F1TV
🏎️ Classificação da corrida principal: 11h — Band, Bandsports e F1TV
➡️ Domingo, 27 de julho
🏎️ Corrida principal: 10h — Band e F1TV
*Horários de Brasília
- Matéria
- Mais Notícias