menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Senado aprova nova Lei Geral do Esporte, que segue para sanção presidencial

Projeto havia sido aprovado em 2022, mas voltou após passar na Câmara dos Deputados

leila-barros-aspect-ratio-512-320
imagem cameraLeila Barros é a relatora do texto da nova Lei Geral do Esporte (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 09/05/2023
21:54
Atualizado em 09/05/2023
23:21

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto da Lei Geral do Esporte, que vai regulamentar o esporte no Brasil. O projeto já tramitava desde 2017, foi aprovado no Plenário de 2022, mas voltou ao Senado para nova votação após mudanças promovidas na Câmara dos Deputados.

Agora aprovado, o projeto segue para a sanção presidencial, que tem prazo para ocorrer em 15 dias. A nova Lei Geral do Esporte tem mais de 200 artigos, os quais o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva pode acatar ou vetar.

De acordo com o site "Agência Senado", a Lei Geral do Esporte (PL 1.825/2022) revoga algumas leis, como a Lei Pelé (Lei 9.615, de 1998), o Estatuto do Torcedor (Lei 10.671, de 2003), a Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438, de 2006) e a Lei do Bolsa-Atleta (Lei 10.891, de 2004).

+ Ex-desimpedidos, Bolívia Zica revela detalhes de demissão e problemas com a chefia

- Saibam todos que estão participando de um momento singular e histórico para o esporte nacional. Estamos pavimentando o futuro desse segmento fundamental para o país na promoção da saúde e educação e na construção, principalmente, da cidadania nacional. Obrigada a todos que me permitiram cumprir essa grandiosa missão. Obrigada ao meu esporte - disse a senadora e ex-jogadora de vôlei Leila Barros.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Uma das coisas que o texto da lei prevê é o combate a corrupção privada no esporte. O crime terá como punição dois a quatro anos de prisão em caso de tentativa de obtenção de vantagem indevida. Além disso, entre os artigos também diz que os atletas terão liberdade de expressão. Assim, ficará proibido a punições disciplinares por causa da manifestação de pensamento de jogadores, técnicos e dirigentes.

A nova legislação também traz a responsabilização das organizações esportivas em relação aos atletas, fazendo com que elas garantam condições de trabalho dignas, além de boa estrutura para treinos e competições.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias