Jornalistas criticam Corinthians por contratação de Cuca: ‘Desrespeito grande’

Técnico foi anunciado nesta quinta, após saída de Fernando Lázaro do comando

Cuca - Atlético-MG
Cuca é o novo técnico do Corinthians (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

Escrito por

Após a saída de Fernando Lázaro do cargo de técnico, o Corinthians anunciou a contratação de Cuca. A chegada do comandante, no entanto, gerou inúmeras críticas nas redes sociais por conta da acusação de estupro envolvendo o treinador. Alguns jornalistas opinaram sobre o assunto na web.

- É um desrespeito muito grande com parte da torcida sobre um tema muito delicado que machuca muita gente. Não cabe ao clube julgar ninguém, mas também não deveria jamais dar palanque de técnico de futebol do Corinthians a alguém condenado por estupro contra uma menina de 13 anos - escreveu o jornalista Lucas Knopf, do "Meu Timão".

- O Corinthians cogitar o Cuca é piada - comentou a apresentadora Taynah Espinoza, da TNT Sports.

- O Corinthians não é o primeiro time a contratar Cuca sabendo de seu histórico. Injusto seria dizer que é o único clube que deu espaço a ele. Agora, esse tipo de coisa depois de tanta campanha, de tanto posicionamento correto... difícil - criticou Allan Simon, colunista do UOL.

+ Torcida LGBTQIA+ do Corinthians repudia contratação de Cuca: 'Vergonha'

O CASO
Em 1987, em Berna, na Suíça, quando Cuca atuava pelo Grêmio, ele e outros três jogadores do time gaúcho foram acusados por uma garota de 13 anos de estupro coletivo. A acusação se transformou em condenação em 1989, mas não por terem supostamente estuprado a jovem e, sim, porque ela tinha apenas 13 anos, sendo uma violência sexual contra pessoa vulnerável.

+ Entenda acusação de estupro que faz torcedores do Corinthians rejeitarem chegada de Cuca

Cuca e os demais jogadores do Grêmio foram condenados a 15 meses de prisão, porém, ele nunca cumpriu a pena, pois o Brasil não extradita seus cidadãos. Em 2004, o crime prescreveu - ou seja, por falta de maneiras de prender o acusado e por ultrapassar o limite de tempo, o processo caduca. Em 2021, o técnico negou envolvimento no caso, em entrevista ao "UOL".

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter