Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Globo anuncia Renata Silveira, primeira narradora da emissora

Histórico! Comunicadora será primeira mulher a assumir microfone no canal: 'Os veículos, não só a Globo, estão abrindo os olhos para nós'. Renata optou por deixar Fox Sports

Renata Silveira será primeira narradora da Globo (Divulgação/Globo/João Cotta)
Escrito por

O Grupo Globo acertou a contratação de Renata Silveira, que será a primeira narradora a assumir o microfone na emissora. O anuncio histórico com a voz feminina, que nasceu no Rio de Janeiro, aconteceu na manhã dessa segunda-feira. Renata deixa o Grupo Disney após ter recebido uma proposta de renovação contratual dos canais Fox Sports.

+ Veja como terminou mais uma rodada do Campeonato Brasileiro Série A

- O espaço para as mulheres vem crescendo bastante. Isso depende de oportunidades, porque a gente tem muitas mulheres capacitadas para estarem ali, mas às vezes não tem a oportunidade. Os veículos, não só a Globo, estão abrindo os olhos para as mulheres - afirmou ela.

AGORA NA TV ABERTA

Renata optou por deixar o Grupo Disney. Enquanto a união de ESPN Brasil e Fox Sports segue movimentando o jornalismo esportivo, com algumas demissões surpreendentes, ela chegou a ter recebido uma proposta de renovação com o canal, contudo, escolheu ter a oportunidade de transmitir na TV aberta.

Renata ganhou um concurso criado pelos canais esportivos da Fox em 2018, quando venceu uma competição entre narradoras e ganhou o direito de transmitir três partidas da Copa do Mundo, que foram Brasil x Suíça, Brasil x Bélgica e a final França x Croácia.

PASSADO NO RADIALISMO

Antes disso, em 2014, ela foi a voz de outros jogos na Copa, na Rádio Globo. Renata é formada em educação física com pós-graduação em jornalismo. Ela passará por uma adaptação antes de estrear na função.

- Antes tinha a questão do preconceito, de que o futebol era um lugar exclusivo para homens, não só na televisão, mas também nos estádios. Isso a gente está quebrando aos poucos, mostrando que somos capazes através do nosso trabalho e do esforço de falar sobre futebol, comentar e narrar - contou ela, que vê o cenário com otimismo.

BAND LARGA NA FRENTE

A chegada da primeira voz feminina na Globo acontece dia seguinte da final entre Corinthians e Avaí Kinderman, que terminou em 4 a 2 para o time Alvinegro, pela final do Brasileirão Feminino. O título do Timão teve nas cabines da Band três jornalistas mulheres, contando com a narradora Isabelly Moraes. Segundo o Uol, a Globo planeja inserir o campeonato em sua grade para os próximos anos.

*sob supervisão de Tadeu Rocha