Poetas da bola: ao L!, Falcão recorda encontro com Mario Quintana
No dia em que são completados 26 anos da morte do poeta, o 'Rei de Roma' elenca poemas favoritos e fala da 'humildade' e da 'simplicidade' do autor do 'Poeminha do Contra'

A trajetória de Paulo Roberto Falcão não ficou marcada apenas por fazer poesia com a bola nos pés. Na década de 1980, quando já tinha sido alçado a "Rei de Roma", o então meio-campista teve um encontro cercado de lirismo: Mario Quintana hospedou-se em um hotel que era de sua propriedade, em Porto Alegre. Morto em 5 de maio de 1994, aos 87 anos, Quintana, que era poeta, tradutor e jornalista nascido em Alegrete (RS), deixou para um dos craque do futebol brasileiro grandes lembranças.
- Eu estava em Roma quando a sobrinha do Mario falou com meu irmão que ele tinha deixado outro hotel, e fizemos questão que ele ficasse hospedado conosco. Um tempo depois, eu vim para o Brasil e coincidiu de ele estar no hospital, após ter se submetido a uma cirurgia na vista. Fui visitá-lo e, ali, pude ver a humildade impressionante que o Mario tinha - recorda Falcão, ao LANCE!.
O ex-meia dimensionou o quanto foi marcante o encontro com Quintana. Segundo ele, o futebol não entrou em pauta.
- Diante de uma pessoa admirável como ele, você escuta mais do que fala, né?! E ele sempre humilde, fazendo piadas sobre a cirurgia. Mario é um poeta muito intuitivo, escreve com naturalidade sobre a vida - disse.
Falcão detalhou alguns dos versos de Quintana que mais ficaram marcados em sua memória.
- Tem uma frase dele que acho belíssima: "A amizade é uma espécie de amor que nunca morre". Agora, uma divertida é em relação aos chatos. "Há duas espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e... os amigos, que são nossos chatos prediletos" (risos). A outra é aquela "Quando alguém pergunta ao autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro" (risos). É tudo de uma simplicidade impressionante! - afirmou.
Falcão endossa a crítica à atitude da Academia Brasileira de Letras (ABL) em relação a Mario Quintana.
- É de se lamentar que ele nunca tenha conseguido uma cadeira da Academia Brasileira de Letras. Com uma obra tão bonita, tão vasta, com a facilidade que tinha para escrever seus versos, foi uma grande injustiça - disse.
Mario Quintana se candidatou por três vezes a uma cadeira na ABL. Entretanto, não conseguiu em nenhuma delas alcançar os 20 votos necessários para se eleger. Ao ser convidado para uma quarta candidatura, o poeta recusou. Logo depois, lançou o "Poeminha Do Contra", que tem os versos:
"Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho
Eles passarão...
E eu passarinho".
Aos olhos de Paulo Roberto Falcão, a "injustiça" com Quintana foi parecida com a que ocorreu a com um ex-treinador do meia no Inter.
- O Rubens Minelli era um grande treinador, e conduziu o Internacional aos títulos do Brasileiro de 1975 e 1976. Depois, ele foi para o São Paulo e ganhou seu tricampeonato brasileiro. Nada mais natural que ele treinasse a Seleção Brasileira na Copa de 1978. Não foi o que aconteceu. Injustiça da Seleção como o Minelli, e da Academia com o Mario - declarou.
O ex-volante detalhou em qual setor acredita que Mario Quintana jogaria se trocasse as letras pela bola.
- Mario escrevia de maneira intuitiva. Da mesma forma que há jogadores que têm capacidade de pensar a partida, adivinhar para onde irá a jogada, ele foi com as palavras. Acredito que atuaria no meio de campo, não como marcador, mas para distribuir as jogadas, tentando encontrar o caminho do gol - acredita.
Em meio à pandemia do novo coronavírus, na qual grandes jogos são reapresentados, outros versos de Mario Quintana cabem perfeitamente na forma como a memória dos esquadrões do futebol nacional não pode ser deixada de lado: "Se me esqueceres, só uma coisa, esquece-me bem devagarinho".

Fora de Campo
Atitude de Bellingham com Saka em vitória da Inglaterra viraliza: 'Deveria'
Há 2 horas
Fora de Campo
Torcedores reagem a Mbappé ultrapassando Messi em artilharia: 'Não deveria'
Há 2 horas
Fora de Campo
Atuação de Mbappé vira assunto em França x Inglaterra: 'Sacanagem'
Há 3 horas
Copa do Mundo 2026
Postura de Olise em França x Inglaterra viraliza: 'Preguiça'
Há 3 horasFora de Campo
Jade Picon entrou em campo na Copa do Mundo; entenda
Há 4 horas
Fora de Campo
Torcedores comparam gol de Igor Jesus com lance perdido por Endrick: 'Aprende'
Há 4 horasMais LANCE!

Galvão Bueno escreve o último capítulo de uma trajetória histórica no SBT e na N Sports

Escalações em França x Inglaterra chamam atenção: 'Meu Deus'

Presidente da Argentina, Milei afirma que não irá à final da Copa do Mundo

Amistoso entre Flamengo e Olímpia liga alerta de torcedores: 'Vamos melhorar'

Justin Bieber já vestiu camisa de gigante do Brasileirão; entenda

Espanha x Argentina: Supercomputador projeta vencedor da Copa do Mundo

Copa: por que Messi é o artilheiro tendo o mesmo número de gols de Mbappé?

Como o irmão de Yamal virou amuleto da sorte da Espanha na Copa do Mundo

Messi pode ganhar a Bola de Ouro mesmo atuando fora da Europa?

Bruno Henrique vira assunto após vitória do Flamengo: 'Sem dúvidas'

Briga em Fluminense e RB Bragantino repercute: 'Que loucura'

PC Oliveira bate o martelo sobre expulsão em Fluminense x RB Bragantino

Lance de Hulk em Fluminense x RB Bragantino decepciona: 'Pelo amor'






