
Vanderlei Luxemburgo é um dos treinadores mais irreverentes do futebol brasileiro. O "pofexô" coleciona algumas pérolas ao longo da carreira, como: "Se amanhã o time estiver ruim, o torcedor que hoje me elogia troca o ‘g’ do meu nome por dois 'r'. E passam a me chamar de Luxemburro." Nesse Dia do Professor, o LANCE! relembra as principais frases e momentos dos treinadores do futebol nacional. Confira na galeria!
Foto: AFP PHOTO / Jefferson BERNARDES

Felipão, sobre a pressão de atuar no futebol: "Se o jogador entrar sem pressão nenhuma, pensando que o objetivo é jogar a Copa, não pode ser assim. Fui jogador do interior. Eu era bom. O pessoal dizia que não, mas eu era bom. E tem pressão. Eles têm que saber. (...) Tem que trabalhar bem esse aspecto. Se não tiver pressão, vai trabalhar no Banco do Brasil, senta no escritório e não faz nada."
Felipão - Treino da Seleção Brasileira na Granja Comary (Foto: Ari Ferreira/LANCE!Press)

René Simões ao falar sobre Neymar, em 2010: "Com toda a experiência que eu tenho, com todos esses anos de futebol, eu nunca vi alguma coisa ou alguém tão mal-educado como esse Neymar. Em nome da arte, em nome do futebol, estão criando um monstro.”
Reprodução

Muricy Ramalho, durante passagem pelo Fluminense: "Eu quero todo mundo estressado aqui. Quem disser que está tranquilo mando pra casa dormir. No futebol não tem isso. Quero todo mundo ligado, preocupado e estressado. A minha rotina é essa. Estou nervoso todo dia." O treinador também é muito conhecido pelo bordão "aqui é trabalho!"
Muricy Fluminense (Foto: Wallace Texeira/Photocamera)

Waldemar Lemos não falou, mas foi assunto de um dos momentos mais marcantes do futebol brasileiro: sua apresentação como treinador do Flamengo. Eduardo "Vassoura" Moura, diretor de futebol da Gávea à época, foi o responsável por anunciar que "o novo técnico é o senhor Waldemar", irmão e auxiliar de Oswaldo de Oliveira, que tinha acabado de ser demitido. Ao fundo, é possível ouvir gritos de torcedores: "Waldemar é o ca***! O Oswaldo vai comandar pelo telefone!"
(Foto: Cleber Mendes/Lancepress!)

Zagallo, em desabafo após vencer a Copa América de 1997 com a Seleção Brasileira: "Ganhamos com dificuldade. Não tínhamos a mesma velocidade. Mas tínhamos o coração. (O título) é para vocês. Vocês sabem quem são. Não preciso dizer mais nada. Vocês vão ter que me engolir!"
Reprodução/Youtube

Renato Gaúcho, criticado por "não estudar" futebol, após o título do Grêmio na Copa do Brasil de 2016: "Quem precisa, estuda. Tem que ir pra Europa. Quem não precisa, pode tirar umas férias na praia sem problema algum." Ele também coleciona o histórico "vamos brincar no Brasileiro" ao citar o que faria se fosse campeão da Libertadores de 2008 com o Fluminense
(FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)

Uma frase de Tite, então treinador do Corinthians, ficou famosa durante clássico com o Palmeiras em 2011. Após discutir com Felipão, que treinava o clube alviverde, o atual comandante da Seleção foi flagrado reclamando de seu adversário: "Fala muito!"
(Foto: Reprodução)

Joel Santana, ao falar sobre como seus atletas deveriam agir em campo: "Se (o rival) ficar de palhaçadinha, mete a porrada mesmo!" O treinador, que virou meme por sua mistura entre os idiomas inglês e português, também é conhecido pela pérola: "You tá de brinqueichion uite me, cara?"
(Foto: Reprodução)

Levir Culpi, então técnico do Atlético-MG, após goleada sofrida para o Santos por 4 a 0: "Aquilo ali, para mim, foi praticamente um sexo sem orgasmo."
(Foto: Divulgação/Atlético-MG)

Dorival Júnior, após Santos empatar com time reserva do Grêmio: "Não tem essa de (empate com) sabor de derrota. É um empate com sabor de ponto."
(Foto: Luis Moura/WPP)

Telê Santana, eterno ídolo do futebol e técnico da Seleção Brasileira de 1982, sobre suas visões do jogo: "Futebol é arte, é diversão! Sem chutão pra frente."
(Foto: Reprodução/Internet)
Fechar