Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Em 1954, colocou o Bangu na roda’: Veja o que realmente aconteceu com o Botafogo naquele Cariocão

Flamengo foi o campeão da edição, Alvirrubro e Glorioso se enfrentaram três vezes e o Boavista ainda não existia! Entenda as semelhanças com a paródia que bombou na web

"Em dezembro de 81": Áudio rendeu nas redes com paródia de canção da torcida do Flamengo (Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

"Em 1954, botamos o Bangu na roda. 3 a 0 no Boavista, ficou marcado na história"! Viral nas redes sociais, uma paródia da canção entoada pelos torcedores do Flamengo sobre o Mundial de 1981 ficou conhecida entre os internautas. Mas será que a brincadeira entre os torcedores reflete o Cariocão de 54? Veja como foi a disputa daquele ano com o L!.

Na temporada do futebol carioca de 1954, o Botafogo, contrariando a música, não teve um bom desempenho no Cariocão. Disputado em três turnos, a competição regional tinha como rivais o América, Bangu, Bonsucesso, Botafogo, Canto do Rio, Flamengo, Fluminense, Madureira, Olaria, Portuguesa, São Cristóvão e Vasco da Gama.

O Alvinegro terminou a competição na sexta colocação, com 30 pontos, enquanto o Bangu somou 37 pontos e fechou a classificação na terceira posição. Embora a música dos torcedores tenha bombado na web com o Boavista, o clube de Saquarema foi fundado apenas em 2004, e seu antigo nome era EC Barreira, no entanto, não atuava no torneio.

Clássico entre Flamengo e Botafogo em 1954 (Foto: Reprodução / Esporte Ilustrado)

Outro detalhe curioso da canção que viralizou nas redes é que a taça Guanabara, pedida pela torcedor na música, ainda não existia. A competição foi criada apenas em 1965, 11 anos depois. Nos moldes antigos, o torneio era feito em três turnos: o primeiro com 12 clubes, que se enfrentavam em jogo único, e os três primeiros foram Flamengo, Vasco e Bangu.

Em segundo turno, os clubes se enfrentavam em uma espécie de jogo de volta, e os três primeiros foram América, Bangu e Fluminense. Em turno final, os seis melhores clubes disputaram entre si pela primeira colocação e a tabela terminou com o líder Flamengo, América e Vasco. Logo, a pontuação geral ficou com Flamengo, América, Bangu e em sexto o Glorioso.

Por ter vencido o terceiro turno e somado mais pontos no placar geral, o time da Gávea foi o campeão do Carioca de 1954. Na sequência, o Rubro-Negro fechou seu segundo tricampeonato consecutivo, em 1953-54-55. Índio, Evaristo e Benítez eram os destaques daquele time campeão do Flamengo. Além disso, o artilheiro da competição foi Dino da Costa, do Botafogo, com 24 gols marcados. 

Nos confrontos diretos, Bangu e Botafogo se enfrentaram três vezes durante o Carioca. O Alvirrubro venceu o primeiro jogo por 4 a 2, as equipes empataram na segunda partida por 2 a 2 e o Alvinegro venceu por 2 a 1 o último jogo, no Maracanã.  


Um perfil no Twitter chegou a compartilhar um dos resultados da competição de 1954. A música faz alusão a canção "Em dezembro de 81, botou os ingleses na roda", entoada pela torcida do Flamengo nas conquistas de 2019. O canto foi divulgado e gerou grande repercussão nas redes sociais. O autor da música é desconhecido. Veja a letra:

"Em 1954, Botamos o Bangu na roda
3 a 0 no Boavista
Ficou marcado na história
E no Rio não tem outro igual
Botafogo campeão Estadual
E agora seu povo
Pede a Guanabara de novo
Dá-lhe, dá-lhe, Fogo!"

*Sob supervisão de Tadeu Rocha