Volante colecionador de títulos da base é promessa do Flu para 2020

Calegari, de 17 anos, já conquistou cinco títulos importantes nas categorias de base do Tricolor. Ele disputará a Copinha pela segunda vez e será observado por Odair Helmann

Calegari - Fluminense
Calegari, com a bola, já conquistou cinco títulos importantes na base tricolor - Mailson Santana/Fluminense

Escrito por

O Fluminense iniciará a sua busca pelo sexto título da Copa São Paulo de Futebol Júnior no dia 2 de janeiro, contra o Socorro-SE, em Itu. E será da competição que abrirá a temporada do futebol brasileiro em 2020 que o técnico Odair Helmann poderá tirar boas opções para formar sua escalação ideal. Dentre os destaques da equipe que disputará a Copinha, está Calegari, que poder atuar como volante ou como lateral-direito.

Natural de Cuiabá (MT), o garoto de apenas 17 anos já tem uma história considerável no Tricolor. Chegou ao clube com 12 anos e, desde então, conquistou cinco títulos importantes na base das Laranjeiras — Taça Guanabara Sub-15 de 2017, Taça Rio Sub-15 de 2017 e Estadual Sub-15 de 2017, além dos Estaduais Sub-17 de 2018 e de 2019. 

Na Copinha, o jogador participou apenas uma vez, na edição deste ano, e o time foi eliminado na terceira fase, com derrota para o Audax, por 1 a 0. Nada, porém, que atrapalhasse a carreira de Calegari. Em agosto, ele chegou a treinar com a equipe que se preparava para ser campeã mundial da categoria, o que aconteceu em novembro. O atleta tricolor, porém, acabou cortado por causa de uma lesão no joelho esquerdo.

Apesar de já constar na lista de jogadores profissionais do Fluminense, Calegari ainda não fez a sua estreia no time principal. No que depender de Odair, porém, isso poderá acontecer em 2020.

-  Já tem alguns meninos inseridos no contexto. Tem também a Copa São Paulo. Estava no curso da CBF e estava com 150 treinadores. Conversei com muitas pessoas. Alguns jogadores já vão se apresentar no dia 8 e dentro desse contexto, vamos colocar no time, respeitando, além da idade, é a produção dentro de campo - disse o treinador, que ainda afirmou:

- O Fluminense é uma escola de referência em relação as categorias de base. Temos um projeto de alinhamento para integração desses meninos. Fizemos isso nas duas últimas pré-temporadas com o Internacional. Se um menino de 16 está rendendo, ele vai jogar. Quero ajudar para que surja cada vez mais meninos, dentro de campo e que também produza financeiramente, que é para o bem do clube.

Uma possibilidade de transição, porém, pode ser a equipe Sub-23 que o Tricolor organiza, conforme o diretor executivo de futebol do Flu, Paulo Angioni, afirmou ao LANCE!:

-  Todos os jogadores de 1999 estarão neste grupo, mais os de 2000 que vão disputar a Copa São Paulo. A ideia é trazer o Luan, André e Calegari para trabalharem mais próximos do grupo principal. Além de jogadores oriundos da base que não tiveram espaço nesta temporada e outros que retornam de empréstimo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter