Montagem de elenco, Libertadores e aproveitamento: veja os desafios de Abel Braga no Fluminense em 2022

Treinador precisará aliar juventude e experiência para avançar no torneio e manter o aproveitamento nas demais competições que o Tricolor disputará

Abel Braga - Fluminense
Abel Braga tem quatro passagens pelo Fluminense (Foto: Mailson Santana / Fluminense)

Escrito por

O Fluminense acertou a contratação de Abel Braga, que fará sua quarta passagem no clube. Além de comandar o time, o técnico terá os desafios de montar o elenco para 2022, manter o aproveitamento dos últimos anos disputando quatro competições e aliar experiência e juventude para encontrar um estilo de jogo vitorioso. Embora a tarefa seja árdua, Abelão conta com a identificação com as três cores para driblar os obstáculos. 

ELENCO PARA 2022
Em ritmo de janela de transferências, Abel já conhece dois reforços do Flu: Felipe Melo e Mario Pineida estão confirmados para a próxima temporada. Contudo, ainda há nomes a serem convocados, e o técnico deve trabalhar junto ao departamento de futebol para encontrar jogadores que tenham experiência em competições de alto nível, como a Libertadores. Algumas posições, como a lateral-esquerda e o ataque, ainda carecem de reforços e estão em aberto. 

FASE INICIAL DA LIBERTADORES
Ao terminar o Brasileiro na sétima colocação, o Fluminense conseguiu uma vaga para a etapa inicial da Libertadores, e tem como objetivo chegar à fase de grupos. O Tricolor iniciará a campanha pela Glória Eterna na segunda fase e precisa figurar entre os oito vencedores, de 16 times, para avançar no torneio. A competição acontece entre fevereiro e março, junto com o Campeonato Carioca. É a principal meta do Flu no início de ano, portanto Abel tem a missão de obter a classificação para seguir no campeonato. 

CALENDÁRIO E APROVEITAMENTO
Além da Libertadores, o time disputará o Carioca, Brasileiro e Copa do Brasil. Abel precisará entender quando poupar ou utilizar a força total do elenco, de acordo com as exigências do calendário. Para isso, ele tem o benefício de competir apenas uma temporada do Brasileiro por ano, diferente do que aconteceu em 2021. Outro desafio é manter o aproveitamento do Fluminense nos torneios mesmo com o grande número de jogos, que nos últimos dois anos teve uma melhora significativa.

ESTILO DE JOGO
O trabalho de Abel Braga também passa por envolver os jogadores em um trabalho coletivo. Com atletas jovens e mais antigos no futebol, o técnico terá que encontrar uma forma de privilegiar o desempenho físico da juventude com a experiência de anos de carreira. Porém, a tarefa não deve ser difícil para o treinador, que também conta com anos de vestiário e tem identificação com o Fluminense, características que pesaram na escolha da diretoria. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter