Macula

Macula, além de assistências, teve cinco gols marcados no Torneio OPG (Foto: Luis Miguel Ferreira/Agencia TFFA)

Marcello Neves
31/12/2018
08:00
Rio de Janeiro (RJ) 

É complicado cobrar experiência na base, mas Lucas Macula pode se considerar um atleta vivido para a categoria. Não apenas pelos feitos no sub-20, mas também por ter o status de já ter estreado no profissional. A trajetória do atacante ganhará um novo capítulo em janeiro, quando disputará a Copa São Paulo de Futebol Junior. É uma das joias do Fluminense na Copinha e o segundo personagem da série do LANCE!.

Macula é um dos "profissionais" do elenco do Fluminense na Copinha. No Campeonato Brasileiro de 2018, foi chamado pelo técnico Marcelo Oliveira para ser relacionado e, posteriormente, entrar contra o Ceará. Atuou poucos minutos, mas foi elogiado por ter arriscado algumas finalizações. Ser "abusado" é uma das suas características. 

A história de Macula começou nos campos fluminenses. Ele passou pelo S.C. Brazil, clube que tambem disputa torneios na Europa, e participou da Liga Niterói aos 11 anos. Destaque na competição, foi chamado para fazer um teste no Fluminense. Por lá, também passaram nomes como Marcelo Pitaluga, Marcos Paulo, João Pedro, Renier e Daniel Cabral - estes dois ultimos atualmente no Flamengo.

- Temos conquistas e tradição nessa competição, um ingrediente a mais para buscar o título. O grupo é muito forte e acredito muito em uma boa campanha. Vamos em busca dos nossos objetivos, respeitando os adversários e sabendo da dificuldade que serão os jogos, mas não podemos esmorecer – contou o atacante sobre a sua expectativa para a Copa São Paulo de Futebol Júnior. 

Em sua última sequência no comando de ataque tricolor, o atacante foi feliz no Torneio OPG, quando foi um dos destaques do time marcando cinco gols além de colecionar assistências. Destaque do time no torneio, o jogador de 18 anos também já havia participado de um jogo no time profissional no Campeonato Carioca deste ano quando o técnico era Abel Braga. Ele vem treinando eventualmente com o time de cima, mas garante que é "um passo de cada vez".

A 50ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior começa no dia 2 de janeiro. Os Moleques de Xerém estreiam na competição no dia 4, contra o Parnahyba-PI, em Osasco. Segundo maior vencedor com cinco títulos, o Fluminense está no Grupo 23 com Grêmio Osasco Audax, Sete de Dourados-MS e Parnahyba-PI.